Em síntese: A revista VEJA, de 27/6/07, apresenta quatro livros de ateus estrangeiros, que têm sido amplamente difundidos, ridicularizando a Religião.
O presente artigo procura demonstrar a inconsistência dos argumentos em prol do ateísmo.
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O episódio de 11 de Setembro 2002 e o surto religioso que o acompanhou, sob diversas modalidades, têm provocado a réplica de ateus, que vêm publicando obras que combatem a Fé como grande ilusão ou maluquice infantil, ou ainda factor alienante ultrapassado, diz-nos a revista VEJA, de 27/6/07.
São citados quatro autores de escritos ateus: o biólogo inglês Richard Dawkins, o filósofo americano Dennett, o jornalista inglês Christopher Hitchens e o filósofo francês Michel Onfray.
Vamos, a seguir, transmitir algumas sentenças desses pensadores, propondo-Ihes várias respostas.
1. O que dizem os Ateus?
Eis algumas das afirmações mais características de tais pensadores:
"O mundo seria melhor sem Deus" (Dawkins, Onfray e Hitchens).
Mesmo um ateu pode e deve cultivar valores sagrados, como a verdade, o amor, a democracia.
Uma vida sem Deus tão pouco precisa de ser vazia de sentido, como bem demonstrou o filósofo inglês Bertrand Russel:“Acredito que, quando eu morrer, irei apodrecer e nada do meu ego sobreviverá. Mas recuso-me a tremer de terror diante da minha aniquilação.
A felicidade não é menos feliz porque deve chegar a um fim, nem o pensamento e o amor perdem seu valor porque não são eternos" (Dennett).
A existência de Deus não pode ser comprovada, nem tão pouco há como negá-la...Dawkins admite que é impossível negar Deus, mas nem por isso ateísmo e teísmo são hipóteses equivalentes.
A evolução parte de elementos simples para chegar a formas complexas, como o olho ou o cérebro humano.
A hipótese teísta seria uma inversão dessa lógica: coloca uma inteligência complexa como origem de todo o Universo.
Não se trata, portanto, de dizer que Deus não existe; Ele seria apenas muito, muito improvável.
Em relação ao Catolicismo, a agressão é muito violenta:
“A Santíssima Trindade é acompanhada pela Virgem Maria, uma deusa de facto, embora não seja chamada assim.
O panteão católico é inflado ainda pelos santos, que, se não são semideuses, têm poderes de intercessão em áreas especializadas, que incluem dores abdominais, anorexia, desordens intestinais.
O que me impressiona na mitologia católica é não só a sua qualidade kitsch, mas também a falta de vergonha com que essa gente fabrica as coisas no andar da carruagem. É tudo despudoradamente inventado".
Richard Dawkins, biólogo inglês, em The God Delusion Frente ao Antigo Testamento:
" Nem é preciso dizer que nenhum dos eventos repulsivos e desordenados, que o Êxodo narra, aconteceu.
Não houve fuga do Egipto, nem peregrinação pelo deserto, e nem a conquista dramática da Terra Prometida - (...) os horrores, crueldades e loucuras do Velho Testamento.
E quem - a não ser por sacerdotes antigos que exercem o poder através do método consagrado da imposição do terror - poderia desejar que esse novelo emaranhado de fábulas seja verdadeiro? "(Christopher Hitchens, jornalista americano, em God Is Not Great)
2. O que respondem os Cristãos?
a) "O mundo seria melhor sem Deus"...
Os ateus talvez digam isto, impressionados pelas guerras de Religião ocorrentes na história da humanidade.
A tal respeito observamos:
Para os antigos, era, muitas vezes, dever de consciência empreender uma guerra para salvaguardar valores religiosos. Tal era a importância que atribuíam à Fé.
Hoje em dia já não se pensa assim. Mas não se podem julgar os antepassados segundo categorias de pensamento que eles não tinham nem podiam ter.
Ao Cristão é necessário defender as verdades da Fé, sem, porém, chegar ao recurso das armas.
Feita esta ponderação, devemos dizer que a religião, além de ser culto a Deus, é um factor morigerante ou educativo de alto valor.
Muitos são aqueles e aquelas que, após uma vida devassa e desesperadora, se voltam para a Religião e se tornam novas criaturas.
Nada há de mais poderoso do que a Religião para motivar feitos heróicos.Por isto o mundo não seria melhor sem religião.
O ateu pode ser uma pessoa moralmente honesta e digna, porque em seu íntimo existe a lei natural com seus ditames: "Não matar, não roubar, não caluniar".
Mas é bem difícil sustentar essa bondade natural, tal é a força das paixões que habitam no coração humano, ou que o atraem no seu ambiente de vida.
Sartre dizia: "Se Deus não existe, tudo é permitido; sou carrasco ou açougueiro".
Na verdade, se Deus não existe, nada há acima do homem que o obrigue a determinado procedimento ou lho proíba; cada qual fará seu código de ética, de acordo com suas conveniências.
"Cada um na sua", como proclamam os existencialistas.
O cidadão será carrasco ou açougueiro, de acordo com os referenciais do momento. Acontece, porém, que o homem foi feito para o Absoluto, e não consegue viver plenamente sem tal parâmetro transcendental.
b) "Quando eu morrer, apodrecerei e nada ficará de mim"...
Estas são palavras que contrariam a aspiração natural do ser humano à Vida, à Verdade, ao Amor...
Bem dizia S. Agostinho: "Senhor, Tu nos fizeste para Ti, e inquieto é o nosso coração enquanto não repousa em Ti".
A morte é um corte, se não há continuidade no além; deixa o homem frustrado no que ele tem de mais autêntico e legítimo: o anseio de viver, de conhecer a Verdade, de experimentar o Amor, a Bondade, a Justiça ...
Bertrand Russell afirma que a felicidade, por ser finita, não deixa de ser felicidade... Sim, ainda é felicidade, mas chorosa em seu íntimo, pois todo o ser humano tem sede de Bem (aventurança) sem limites.
Quem teria coragem para dizer "não" a uma alegria sadia e reconfortante? Por que será necessário dar-lhe um fim?
c) Prova-se, ou não, a existência de Deus?
A sã filosofia (não só a Teologia) prova que Deus existe, pois todo o relógio supõe um relojoeiro, ou, em linguagem mais erudita: todo o ser contingente (que existe, mas poderia não existir) requer uma causa que tenha feito passar do não-existir para o existir.
O Mundo, complexo como é, desde a bactéria até ao olho e ao cérebro humanos, não pode ser produto do acaso.
Se não tem causa, o Mundo seria eterno, seria o próprio Deus - o que não condiz com a volubilidade das criaturas passageiras deste Mundo.
É preciso que exista um Ser Supremo, sumamente inteligente e poderoso, que tenha dado origem à matéria que evoluiu após o Big-bang.
Não é lógico admitir que Deus seja muito, muito improvável, como diz o ateu.
Em geral, os ateus não tocam na questão da origem da matéria primordial, pois essa temática leva a descobrir Deus, limitando-se a explicar a origem da vida sem Deus - o que é aceitável para os graus da vida vegetativa e da sensitiva, não para a vida intelectiva, que supõe uma alma espiritual, especialmente criada por Deus.
Ocorre, porém, que um cientista não pode furtar-se a uma questão atinente à sua área de trabalho, como é a questão da origem da matéria inicial:A verdadeira ciência não tem medo da verdade.
d) O "Panteão católico"
Richard Darkins caricatura a mensagem católica, para zombar da mesma.
O Catolicismo está longe de considerar Maria Santíssima, "a mais bendita de todas as mulheres", como uma deusa.
Atribui-se-lhe profunda estima e veneração, por ter concebido Deus Filho em seu seio; jamais, porém, adoração.
Os Santos não são semideuses, mas criaturas que correram o páreo com grande êxito, e hoje junto a Deus continuam a interceder por nós, como nós intercedemos por nossos irmãos necessitados aqui neste mundo.
A morte não rompe a comunhão, ou solidariedade existente, entre os filhos de Deus.
A piedade popular pode ter exagerado o papel dos Santos na vida católica; assim fazendo, não é representativa do pensamento católico.
Este professa que há um só mediador entre Deus e os homens, Mediador que quer comunicar a Sua obra mediadora aos justos, para que pela oração colaborem com Cristo na salvação dos seus semelhantes.
Acusam a Igreja de se envolver em assuntos de ordem temporal ou material, como: casamento, sexo, experiências científicas..., quando ela deveria ficar no plano meramente espiritual, sem interferência na vida pública dos homens.
Em resposta, notamos que o ser humano é psicossomático; tem uma alma espiritual que vive num corpo e num mundo materiais, de modo que as questões de índole material importam à Igreja na medida em que são, ou não são, conformes à Lei de Deus.
É somente o ponto de vista ético que a Igreja atinge.
e) O Antigo Testamento
Michel Onfray zombeteia acerca da história do Antigo Testamento, como nenhum cientista faria.
Revela não ter estudado o assunto, de modo que fala levianamente, em contraste com sua veia filosófica.
Fazendo contraparte a todo o cepticismo ateu, que extingue o senso místico de todo ser humano, publicamos, a seguir, uma bela página de Santo Agostinho, que escreve em nome do que há de mais íntimo dentro de cada um de nós...
f) Em contraste - Santo Agostinho:
'Ninguém vem a Mim, senão aquele que é atraído por meu Pai'.
Não julgues que és atraído contra a tua vontade: a alma também é atraída pelo amor. Não devemos temer a censura que, por causa destas palavras evangélicas da Sagrada Escritura, poderiam dirigir-nos alguns homens, que pesam materialmente as palavras, mas estão muito longe de compreender o verdadeiro sentido das coisas divinas.
Poderiam dizer-nos: 'Como posso acreditar livremente, se sou atraído?'
E eu respondo: 'Parece-me pouco dizer que somos atraídos livremente: é com prazer que sentimos a força dessa atracção'.
'O que significa ser atraído com prazer: 'Põe as tuas delícias no Senhor e Ele satisfará os anseias do teu coração'.
Trata-se de um certo apetite da alma que nos torna saboroso o Pão do Céu.
Se o poeta pôde dizer: "Cada um é atraído pelo próprio apetite" - não pela necessidade, mas pelo prazer, não pela obrigação, mas pelo gosto -; não poderíamos dizer nós, com maior razão, que o homem é atraído para Cristo, porque põe as suas delícias na Verdade, na Bem-aventurança, na Justiça, na Vida eterna, e sabe que Cristo é tudo isto?
'Acaso, terão os sentidos corporais os seus prazeres, sem que o espírito tenha também os seus?
Se o espírito não pode experimentar as suas delícias, por que se diz no Salmo:
'À sombra das vossas asas se refugiam os homens.
Podem saciar-se da abundância da vossa casa,e Vós os inebriais com a torrente das vossas delícias.Em Vós está a fonte da vidae é na vossa luz que veremos a luz'?
Apresenta-me alguém que ame e compreenderá o que afirmo.
Apresenta-me alguém que deseje, que tenha fome, que se sinta peregrino e exilado neste deserto, que tenha sede e suspire pela fonte da Pátria eterna.
Apresenta-me um destes homens e compreenderá o que digo.Mas se falo a um coração frio, esse não pode compreender nada do que estou a dizer.
Se as delícias e os gostos terrenos, quando se oferecem a quem os ama, exercem tão forte atracção, porque 'cada um é atraído pelo próprio apetite', como não há-de atrair-nos o Amor de Cristo, que é a Revelação do Pai?
Que pode a alma desejar mais ardentemente do que a Verdade?
De que outra coisa pode sentir-se o homem mais faminto?Para que deseja ele ter são o paladar interior, se não para discernir a Verdade, para comer e beber a Sabedoria, a Justiça, a Eternidade?
" Diz o Senhor: 'Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, cá na Terra, porque serão saciados, lá no Céu.
Dou-Ihes o que amam; dou-Ihes o que esperam; verão aquilo em que acreditaram sem ver; comerão e serão saciados com aqueles bens de que tiveram fome e sede. Onde? Na ressurreição dos mortos, porque Eu os ressuscitarei no último dia' ".
Sem dúvida, a volúpia, de que fala S. Agostinho, é mais valiosa do que o vazio apregoado pelo ateísmo.
"Todo homem tem dentro de si um vazio do tamanho de Deus".
(Dostoievsky)
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Fonte:
Presbitério Virtual
(Título original: "Braço a braço com Deus")
Ligações extras:
Para conhecer melhor D. Estêvão Bettencourt,clique aqui, e aqui...
Adaptação:
Nova Evangelização Católica - http://nova-evangelizacao.blogspot.com
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