quarta-feira, 11 de julho de 2007

A mais antiga das galáxias


Utilizando um telescópio gigante, astrônomos disseram na terça-feira (dia 10 de Julho) que avistaram a mais distante e antiga galáxia já encontrada. A descoberta, que será apresentada à Royal Astronomical Society, ajudará a encontrar novas pistas sobre a origem do universo.

Gerada quando o universo tinha aproximadamente 500 milhões de anos, luz vista pelos pesquisadores está viajando pelo espaço há cerca de 13 bilhões de anos. Para encontrar a galáxia, uma equipe do Instituto de Tecnologia da Califórnia usou um telescópio gigante no Havaí.

-Estamos conhecendo de verdade as nossas origens - disse o astrônomo Richard Ellis, do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
- Esses objetos que nós encontramos são os mais antigos que acreditamos terem sido detectados acrescentou.

Os cientistas puderam ampliar o alcance da observação apontando o telescópio para galáxias próximas que refletem a luz. O efeito que a luz emitida por corpos distantes assume ao passar por campos de gravidade de objetos próximos é baseado em uma das primeiras teorias de Einstein.

- Nós encontramos áreas do espaço que funcionam como poderosas lentes de ampliação. Alguns desses lugares aumentam o universo até 20 vezes - disse Ellis.

A descoberta oferece novas pistas sobre as origens do universo, que cientistas acreditam ter sido criado por uma explosão de energia - o chamado Big Bang. Segundo Ellis, durante os primeiros 300 mil anos o universo foi extremamente quente antes de entrar em um período escuro em que as estrelas ainda não haviam se formado. As novas observações podem esclarecer como as estrelas começaram a brilhar, disse o cientista.

Washington e Londres - Globo Online

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page