terça-feira, 28 de agosto de 2007


Uma tragédia que o futebol brasileiro conheceu de perto há três anos se repetiu nesta terça-feira na Espanha. O lateral-esquerdo do Sevilla Antonio Puerta, de 22 anos, morreu no hospital Virgen del Rocío em decorrência dos problemas cardíacos sofridos durante o jogo de sábado à noite, contra o Getafe, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol. Um caso parecido com o do zagueiro Serginho, do São Caetano, que faleceu em outubro de 2004 pouco depois de sentir-se mal em campo, numa partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão.

A diferença entre a morte de Puerta e a de Serginho é que, enquanto o jogador brasileiro resistiu pouco tempo após sofrer o mal súbito no gramado, o espanhol chegou a ser reanimado pelos médicos no campo. Mas seu estado se saúde piorou gradativamente durante sua internação no hospital de Sevilha.

- A evolução clínica do paciente é desfavorável pela progressão dos sinais de dano cerebral postanóxico, e pela disfunção multiorgânica causada pela parada cardíaca prolongada que motivo sua internação - dizia um trecho do comunicado médico divulgado na manhã desta terça (horário local), o último antes do falecimento do jogador.

Puerta sofreu uma parada cardíaca durante o jogo contra o Getafe, no Estádio Sanches Pizjuán, do Sevilla, e foi reanimado graças ao auxílio de um desfibrilador portátil - aparelho que só passou a ser item obrigatório nos estádios brasileiros após o caso Serginho. O jogador deixou o campo caminhando e foi levado imediamente ao hospital, mas no caminho sofreu outras cinco paradas cardiorrespiratórias.
Uma das jovens revelações do futebol espanhol, Puerta atuava na primeira divisão desde 2004, e defendeu a seleção espanhola sub-21 em diversas oportunidades. O lateral chegou a ser chamado para a seleção principal numa partida contra a Suécia, em outubro de 2006. Pelo Sevilla, viveu seu grande momento em abril do ano passado ao marcar o gol da vitória sobre o Schalke 04, na prorrogação, classificando o clube andaluz pela primeira vez à final da Copa da Uefa. O Sevilla conquistou o título - a primeira taça levantada pelo time em seis décadas - e iniciou uma nova fase em sua história: depois vieram outras quatro conquistas: uma Supercopa da Europa, uma Copa da Espanha, uma Supercopa da Espanha e outra Copa da Uefa . Por isso, a torcida passou a chamar aquele lance contra o Schalke 04 de 'o gol que mudou nossas vidas'.

Antonio Puerta será velado no estádio do Sevilla, e o sepultamento está marcado para quinta-feira. Dois jogos do clube foram adiados por causa da tragédia. Nesta terça, o Sevilla deveria enfrentar o AEK, da Grécia, pela fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa, mas a partida será disputada na próxima segunda-feira. O jogo contra o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol, que estava previsto para este dia, ainda não tem nova data marcada.
Agência EFE

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page