quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Google Earth cria telescópio virtual que exibe astros e galáxias

O diretor do Google Earth em Zurique, Samuel Widmann, apresenta o Sky, telescópio virtual que exibe astros e galáxias criado pelo Google Earth (Reuters)

- O popular serviço de mapeamento virtual Google Earth lançará um novo recurso chamado "Sky", um "telescópio virtual" que a maior empresa de buscas na internet lançou para transformar milhões de internautas em astrônomos amadores.

O Google, que criou o Google Earth para oferecer uma visão semelhante à que um satélite ou um astronauta teria da Terra, disse que o serviço seria um parque de diversões para quem quer aprender sobre o espaço.

- Nunca antes um guia de todo o firmamento esteve disponível de maneira tão ampla - disse a doutora Carol Christian, do Space Telescope Science Institute, que chefiou a equipe do Sky. - O Sky do Google Earth fomentará e promoverá uma nova compreensão do Universo ao levá-lo aos computadores de todas as pessoas - afirmou.

Assim como o Google Earth, que tem a capacidade de zoom até o nível de rua em alguns locais, o "Sky" permitirá que os usuários flutuem em torno e se aproximem por zoom de mais de 100 milhões de estrelas individuais e 200 milhões de galáxias. Os usuários verão o céu tal qual visto da Terra.

Uma seção de astronomia amadora permitirá que os usuários cliquem sobre estrelas, galáxias e nebulosas visíveis a olho nu e com binóculos e pequenos telescópios.

O serviço criou camadas diferentes que mostrarão a vida de uma estrela, constelações, imagens de alta resolução fornecidas pelo telescópio espacial Hubble e um guia de galáxias para os usuários. As imagens também foram montadas com material reunido entre diversas fontes externas, incluindo o Digital Sky Survey Consortium, o United Kingdom Astronomy Technology Centre e o Anglo-Australian Observatory. Elas serão atualizadas, com o tempo.

- Estamos entusiasmados por oferecer aos usuários imagens astronômicas ricas e conteúdo mais denso que permita às pessoas o aprendizado sobre o que estão vendo - afirmou Lior Ron, gerente de produto do Google, em comunicado. - Ao trabalhar com alguns dos mais conhecidos especialistas do setor, fomos capazes de transformar o Google Earth em um telescópio virtual - acrescentou.

O serviço Sky estará disponível em todos os domínios do Google Earth, em 13 idiomas, nesta quarta-feira. Os usuários terão de baixar a mais recente versão do Google Earth, em http://www.earth.google.com/

Agência Reuters

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page