segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Nasa flagra colisão monstruosa de galáxias

O aglomerado de galáxias, chamado apenas de "CL0958+4702" está a quase 5 bilhões de anos-luz da Terra. No detalhe é possível ver os quatro pontos de luz que são as quatro galáxias em colisão (Foto: Nasa)
O observatório espacial "Spitzer" da Nasa captou uma das maiores colisões cósmicas da história da astronomia. Segundo a agência espacial americana, o choque entre quatro galáxias espalhou bilhões de estrelas no cosmos.

De acordo com a Nasa, as quatro galáxias foram reduzidas a uma só, com uma massa dez vezes superior a da Via Láctea, onde está o sistema solar da Terra. Para o especialista Kenneth Rines, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, as informações fornecidas pelo Spitzer são "a melhor evidência de que as galáxias do universo se formaram recentemente através de grandes fusões".
- A maioria das galáxias se funde em um choque, como si fossem automóveis compactos. Mas o que temos aqui é o choque de quatro caminhões carregados com areia que se dissemina por todas as partes - disse Rines.

A fusão das quatro galáxias foi descoberta acidentalmente pelo telescópio espacial, que explorava um conjunto situado a quase 5 milhões de anos luz da Terra. Os dados do Spitzer mostram que nessa fusão há muito pouco gás, ao contrário do que se vê em outras, disse Rines.
Agência EFE

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page