sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Telescópio detecta formação de água em novo sistema planetário


Concepção artística do sistema planetário onde o telescópio espacial Spitzer localizou a formação de água -Divulgação/NASA

- Pela primeira vez, cientistas conseguiram observar como a água - elemento fundamental para a vida - começa a se formar nos planetas. A Nasa (agência espacial americana) informou nesta quinta-feira que o telescópio espacial Spitzer detectou num sistema planetário em formação uma quantidade de vapor d'água suficiente para encher cinco vezes os oceanos da Terra.
- Pela primeira vez estamos vendo como a água surge numa região onde provavelmente se formam planetas - disse Dan Watson, astrônomo da Universidade de Rochester e autor de um estudo sobre o sistema, identificado como NGC 1333-IRAS 4B e localizado a cerca de mil anos-luz da Terra.

Segundo astrônomos, o vapor vem de uma nuvem central do sistema e cai sobre um disco de poeira estelar, que seria o material da formação inicial dos planetas.

- Na Terra, a água chegou na forma de asteróides e cometas de gelo. A água também existe como gelo nas densas nuvens que formam as estrelas - disse Watson. - Agora vimos que a água, que cai na forma de gelo de um sistema estelar jovem, evapora para depois se congelar novamente e se transformar em asteróides e cometas.

Em julho deste ano, o Spitzer encontrou na atmosfera de um planeta gigante coberto por vapor a melhor prova de que existe água fora do sistema solar. Em artigo publicado na revista britânica Nature, os pesquisadores afirmam que o planeta identificado como HD 189733b dificilmente poderia abrigar organismos vivos, mas dizem que a descoberta estimula a busca por vida fora da Terra.
O Globo Online com agências internacionais

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page