sexta-feira, 21 de março de 2008

A Paixão segundo São Mateus, BWV 244 - J. S. Bach


Johann Sebastian Bach é o começo e fim de toda a música […] Como fenômeno criador, ele representa o fim de uma época da história da música, o barroco, mas também mais do que isso: Bach é a síntese de toda a música que o precedeu e é, sem dúvida alguma, a chave para toda a música que veio depois.
Günther Ramin, 1954

Certamente, Bach deu muita atenção à composição desta Paixão. Isto fica claro na primorosa partitura, uma partitura que é única entre seus muitos e belos manuscritos. Bach trabalhou nela com régua e compasso e usou tinta vermelha para as falas (recitativos) do Evangelista, a fim de distinguir a mensagem divina do resto do texto. O compositor queria que esta Paixão empolgasse a quantos a escutassem e, de fato, existe nessa obra uma precisão sem circunlóquios difícil de encontrar. A frase que Beethoven escreveu no frontispício da Missa Solemnis também se aplica aqui: “Vem do coração… Que possa chegar ao coração”.

Outra indicação da grande importância que Bach atribuiu à obra são as vastas forças necessárias para executá-la. Elas excedem de longe as de qualquer cantata e as da Paixão Segundo São João. Em sua forma definitiva, a paixão utiliza dois coros mistos, duas orquestras e um outro grupo de meninos cantores para o cantus firmus do primeiro coro. Se não existem partes independentes para cada uma das oito vozes dos dois coros, Bach prescreveu que coro deve interpretar cada número ou se devem unir suas forças.

A predileção do compositor por misturar elementos estilísticos está presente aqui. Os recitativos do Evangelista é acompanhados somente por baixos e órgão, mas isso pode mudar como no caso do pranto de Pedro. As árias são freqüentemente duetos entre um cantor e um instrumento de, aproximadamente, mesmo registro.

Um mar de vozes bachiano não pode ser confundido com nenhum outro.
Johannes Brahms, 1877

A variedade da música dedicada às cenas de multidão é impressionante. A calúnia não poderia ser melhor retratada do que naquele cânone em que uma falsa testemunha repete servilmente cada palavra da acusação de uma outra. Também são formidáveis os três acordes usados na palavra “Barabbas”. Melodias corais são freqüentemente repetidas na São Mateus. Uma delas aparece cinco vezes em diferentes lugares, com letra e harmonia soberbamente ajustadas ao espírito do momento. É uma obra espantosa que pode ser baixado nos links a continuação. A versão é de John Eliot Gardiner, gravada em 1988. Música sublime.

John Eliot Gardiner’s reading of the Matthew Passion is conceived and executed on the highest level, an example of period practice that is unlikely to be bettered any time soon. The performance as a whole vibrates with life: soloists are first-rate, and wonderfully well chosen for their respective parts, and the work of chorus and orchestra is exemplary. The recording, made in 1988 in the spacious ambience of Snape Maltings (England), is well balanced and exceptionally vivid. (Ted Libbey)

A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244 de Johann Sebastian Bach

Durante o coro de abertura da Paixão Segundo São Mateus formaram-se à minha frente verdadeiras montanhas de dor.
Rainer Maria Rilke, 1920

CD 1:

1. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.1 Chorus I/II: “ Kommt, ihr Töchter, helft mir klagen” English Baroque Soloists 7:01

2. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.2 Evangelist, Jesus: “ Da Jesus diese Rede vollendet hatte” Anthony Rolfe Johnson 0:35

3. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.3 Choral: “ Herzliebster Jesu, was hast du verbrochen” English Baroque Soloists 0:38

4. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.4 Evangelist, Chorus I/II, Jesus: “ Da versammelten sich die Hohenpriester” Anthony Rolfe Johnson 2:51

5. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.5 Recitative (Alto): “ Du lieber Heiland du” Anne Sofie von Otter 0:52

6. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.6 Aria (Alto): “ Buss und Reu” Anne Sofie von Otter 4:13

7. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.7 Evangelist, Judas: “ Da ging hin der Zwölfen einer” Anthony Rolfe Johnson 0:35

8. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.8 Aria (Soprano): “ Blute nur, du liebes Herz” Ann Monoyios 4:42

9. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.9 Evangelist, Chorus I, Jesus: “ Aber am ersten Tage der süssen Brot” Anthony Rolfe Johnson 1:54

10. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.10 Choral: “ Ich bin’s, ich sollte büssen” English Baroque Soloists 0:42

11. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.11 Evangelist, Jesus, Judas: “ Er antwortete und sprach” Anthony Rolfe Johnson 2:33

12. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.12 Recitative (Soprano): “ Wiewohl mein Herz in Tränen schwimmt” Barbara Bonney 1:17

13. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.13 Aria (Soprano): “ Ich will dir mein Herz schenken” Barbara Bonney 2:56

14. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.14 Evangelist, Jesus: “ Und da sie den Lobgesang gesprochen hatten” Anthony Rolfe Johnson 0:53

15. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.15 Choral: “ Erkenne mich, mein Hüter” English Baroque Soloists 0:50

16. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.16 Evangelist, Jesus, Petrus: “ Petrus aber antwortete” Anthony Rolfe Johnson 0:51

17. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.17 Choral: “ Ich will hier bei dir stehen” English Baroque Soloists 0:51

18. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.18 Evangelist, Jesus: “ Da kam Jesus mit ihnen zu einem Hofe” Anthony Rolfe Johnson 1:27

19. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.19 Recitative (Tenor, Chorus II): “ O Schmerz! hier zittert das gequälte Herz” Howard Crook 1:57

20. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.20 Aria (Tenor, Chorus II): “ Ich will bei meinem Jesu wachen” Howard Crook 4:56

21. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.21 Evangelist, Jesus: “ Und ging hin ein wenig” Anthony Rolfe Johnson 0:37

22. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.22 Recitative (Bass): “ Der Heiland fällt vor seinem Vater nieder” Olaf Bär 0:53

23. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.23 Aria (Bass): “ Gerne will ich mich bequemen” Olaf Bär 4:01

24. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.24 Evangelist, Jesus: “ Und er kam zu seinen Jüngern” Anthony Rolfe Johnson 1:07

25. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.25 Choral: “ Was mein Gott will, das g’scheh allzeit” English Baroque Soloists 0:57

26. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.26 Evangelist, Jesus, Judas: “ Und er kam und fand sie aber schlafend” Anthony Rolfe Johnson 2:25

27. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.27 Aria (Soprano, Alto, Chorus II): “ So ist mein Jesus nun gefangen” - Chorus I/II: “ Sind Blitze, sind Donner” Barbara Bonney 5:27

28. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.28 Evangelist, Jesus: “ Und siehe, einer aus denen” Anthony Rolfe Johnson 1:48

29. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part One - No.29 Choral: “ O Mensch, bewein dein Sünde groß” English Baroque Soloists 6:01

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 2:

1. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.30 Aria (Alto, Chorus II): “ Ach nun ist mein Jesu hin” Anne Sofie von Otter 3:32

2. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.31 Evangelist: “ Die aber Jesum gegriffen hatten” Anthony Rolfe Johnson 0:52

3. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.32 Choral: “ Mir hat die Welt trüglich gericht” English Baroque Soloists 0:39

4. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.33 Evangelist, Pontifex, Testis I/II: “ Und wiewohl viel falsche Zeugen herzutraten” Anthony Rolfe Johnson 1:02

5. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.34 Recitative (Tenor): “ Mein Jesus schweigt zu falschen Lügen stille” Howard Crook 1:15

6. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.35 Aria (Tenor): “ Geduld” Howard Crook 3:34

7. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.36 Evangelist, Pontifex, Jesus, Chorus I/II: “ Und der Hohepriester antwortete” Anthony Rolfe Johnson 1:54

8. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.37 Choral: “ Wer hat dich so geschlagen” English Baroque Soloists 0:42

9. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.38 Evangelist, Ancilla I/II, Petrus, Chorus II: “ Petrus aber sass draussen im Palast” Anthony Rolfe Johnson 2:18

10. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.39 Aria (Alto): “ Erbarme dich” Michael Chance 6:43

11. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.40 Choral: “ Bin ich gleich von dir gewichen” English Baroque Soloists 0:53

12. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.41 Evangelist, Judas, Chorus I/II, Pontifex I/II: “ Des Morgens aber hielten alle Hohepriester” Anthony Rolfe Johnson 1:43

13. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.42 Aria (Bass): “ Gebt mir meinen Jesum wieder” Cornelius Hauptmann 2:52

14. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.43 Evangelist, Pilatus, Jesus: “ Sie hielten aber einen Rat” Anthony Rolfe Johnson 2:01

15. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.44 Choral: “ Befiehl du deine Wege” English Baroque Soloists 0:57

16. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.45 Evangelist, Pilatus, Uxor Pilati, Chorus I/II: “ Auf das Fest aber hatte der Landpfleger Gewohnheit” Anthony Rolfe Johnson 2:09

17. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.46 Choral: “ Wie wunderbarlich ist doch diese Strafe” English Baroque Soloists 0:38

18. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.47 Evangelist, Pilatus: “ Der Landpfleger sagte” Anthony Rolfe Johnson 0:14

19. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.48 Recitative (Soprano): “ Er hat uns allen wohl getan” Ann Monoyios 1:04

20. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.49 Aria (Soprano): “ Aus Liebe will mein Heiland sterben” Ann Monoyios 5:18

21. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.50 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: “ Sie schrieen aber noch mehr” Anthony Rolfe Johnson 1:50

22. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.51 Recitative (Alto): “ Erbarm es Gott” Anne Sofie von Otter 0:56

23. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.52 Aria (Alto): “ Können Tränen meiner Wangen” Anne Sofie von Otter 6:48

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

CD 3:

1. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.53 Evangelist, Chorus I/II: “ Da nahmen die Kriegsknechte” Anthony Rolfe Johnson 1:02

2. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.54 Choral: “ O Haupt voll Blut und Wunden” English Baroque Soloists 1:46

3. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.55 Evangelist: “ Und da sie ihn verspottet hatten” Anthony Rolfe Johnson 0:52

4. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.56 Recitative (Bass): “ Ja freilich will in uns das Fleisch und Blut” Olaf Bär 0:31

5. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.57 Aria (Bass): “ Komm, süsses Kreuz” Olaf Bär 6:06

6. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.58 Evangelist, Chorus I/II: “ Und da sie an die Stätte kamen” Anthony Rolfe Johnson 3:25

7. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.59 Recitative (Alto): “ Ach Golgatha” Michael Chance 1:25

8. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.60 Aria (Alto, Chorus II): “ Sehet, Jesus hat die Hand” - “ Wohin?” Michael Chance 3:17

9. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.61 Evangelist, Jesus, Chorus I/II: “ Und von der sechsten Stunde an” - “ Der rufet dem Elias” - “ Und bald lief” - “ Halt!” - “ Aber Jesus schriee abermal” Anthony Rolfe Johnson 2:03

10. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.62 Choral: “ Wenn ich einmal soll scheiden” English Baroque Soloists 1:08

11. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.63 Evangelist, Chorus I/II: “ Und siehe da, der Vorhang im Tempel zerriss” - “ Wahrlich, dieser ist Gottes Sohn” - “ Und es waren viel Weiber da” Anthony Rolfe Johnson 2:27

12. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.64 Recitative (Bass): “ Am Abend, da es kühle war” Cornelius Hauptmann 1:57

13. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.65 Aria (Bass): “ Mache dich, mein Herze, rein” Cornelius Hauptmann 5:57

14. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.66 Evangelist, Chorus I/II, Pilatus: “ Und Joseph nahm den Leib” - “ Herr, wir haben gedacht” - “ Pilatus sprach zu ihnen” Anthony Rolfe Johnson 2:30

15. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.67 Recitative (Soprano,Alto,Tenor,Bass,Chorus II): “ Nun ist der Herr zur Ruh gebracht” - “ Mein Jesu, gute Nacht” Olaf Bär 1:36

16. St. Matthew Passion, BWV 244 / Part Two - No.68 Chorus I/II: “ Wir setzen uns mit Tränen nieder” English Baroque Soloists 5:09

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

St. Matthew Passion (Matthäuspassion), BWV 244 (3 CDs)

Composed by Johann Sebastian Bach

Performed by English Baroque Soloists and Monteverdi Choir

with Ann Monoyios, Cornelius Hauptmann, Howard Crook, Michael Chance, Barbara Bonney, Gilian Ross, Andreas Schmidt, Anne Sofie von Otter, Ruth Holton, Anthony Rolfe Johnson, Olaf Bar
Conducted by John Eliot Gardiner

http://opensadorselvagem.org/blog/pqpbach/johann-sebastian-bach-1685-1750-a-paixao-segundo-sao-mateus-bwv-244/

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page