Quando chega ao centro histórico, o turista se depara, logo de cara, com uma construção do final do século 1º, a maior obra romana da Espanha. E não há como não se impressionar diante do aqueduto que (foto acima), com seus 728 metros de comprimento e 28,50m de altura, é um colírio ao olhar atento do visitante. É ali que os moradores de Segóvia, cidade considerada Patrimônio da Humanidade, se reúnem, principalmente aos domingos, para colocar o papo em dia, passear com a criançada ou fazer hora para saborear o famoso cuchinillo (leitãozinho), o prato típico local. Um encontro de gerações que tem como testemunha o velho aqueduto...
"A cidade de localização mais espetacular da Espanha" - expressão que está nos guias turísticos - é comparada a um navio: o Álcazar, castelo de conto de fadas que fica num penhasco, formaria a proa; os pináculos da catedral seriam os mastros; e o aqueduto, o timão. O que não falta à Segóvia são títulos superlativos e muita história para contar. Tudo merecido.
Na rota do turista, há várias igrejas, como a de San Juan de Caballeros, a de San Martín e a de San Miguel ("na qual Isabel, a Católica, foi coroada Rainha de Castela"), mas a que mais impressiona é a imponente catedral, localizada na Praça Maior. Datada de 1525 e considerada a última grande igreja gótica da Espanha, o templo conta com 18 capelas, três portas, claustro, torre, museu e altar dedicado à Nossa Senhora da Paz...
Uma cidade encantadora que merece uma visita!
Aos interessados, um pouco mais de Segóvia:
Como chegar: Trem - AVE (alta velocidade) - de Madri a Segóvia, as passagens saem por 15,10 euros (ida e volta no mesmo dia) / Ônibus: Empresa La Sepulvedana - ida e volta no mesmo dia por 12,45 euros.
Catedral - Horário de funcionamento - de outubro a março: das 9h30 às 17h30; de abril a setembro: das 9h30 às 18h30. Entrada: 3 euros.
Alcázar - Horário de funcionamento - de outubro a março: das 10h às 18h; de abril a setembro: das 10h às 19h. Entrada: 4 euros. Torre: mais 2 euros.
Valéria Maniero, repórter do Jornal Extra e estudante de jornalismo em Madri
http://oglobo.globo.com/blogs/madri/
Nenhum comentário:
Postar um comentário