sábado, 1 de setembro de 2007

Alternativa gratuita substitui o Microsoft Office


Difícil encontrar alguém que tenha computador e não use ferramentas como editores de texto e planilhas eletrônicas. Independentemente de qual seja sua profissão ou razão, com certeza já usou o Microsoft Word ou o Microsoft Excel em sua vida. E o que dizer das importantes e algumas vezes irritantes apresentações no Microsoft PowerPoint?
Escrevi o nome de produtos da Microsoft e certamente você logo associou qual sua funcionalidade: “o Word? Ah, é um editor de textos”. Mas a pergunta é: você conhece outro editor de texto com a mesma qualidade do Word? Se a resposta for não, isso vai mudar agora. Seja bem-vindo ao universo OpenOffice (http://www.openoffice.org/product/index.html), um pacote de aplicativos gratuito que contém editor de textos, planilha eletrônica, apresentação eletrônica, editor para modelagem vetorial, editor de fórmulas matemáticas e banco de dados.
O OpenOffice está disponível para os principais sistemas operacionais: Windows, Linux, Solaris e Mac OS X. Outra característica deste pacote -- como seu próprio nome diz -- é o fato de ele ser open source, o que significa que seu código fonte está disponível para desenvolvedores de sistemas, pessoas responsáveis por versões personalizadas e também por ajudar em seu aprimoramento.
Um desses grupos de desenvolvedores, o BrOpenOffice (http://www.broffice.org/), criou a versão do OpenOffice totalmente em português. Tem até corretor ortográfico para nosso idioma.
No endereço: http://baixatudo.globo.com/Baixatudo/Categoria/Ver_ouvir_e_criar/0,,DOA34182-7649-BROPENOFFICE,00.html poderá baixar o BROpenOffice, com todos os programas que listei acima em 95 MB. A instalação do pacote é muito simples -- após o término do download, execute o arquivo e siga os passos apresentados.
Fernando Panissi
"Tira-dúvidas" - G1

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page