sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A volta de Calvin & Haroldo


O livro não é inédito no Brasil, mas andava sumido das prateleiras e só era encontrado em sebos. O primeiro álbum com as tiras de "Calvin e Haroldo" produzidas pelo americano Bill Watterson está de volta. Agora pela editora Conrad e com direito até a subtítulo explicativo: "e foi assim que tudo começou". Mais claro impossível.
Foi com esta maravilha dos quadrinhos que passamos a conhecer o pequeno moleque criativo como qualquer criança de sua idade e, por isso mesmo, apaixonante. Poucos personagens infantis são tão cativantes como Calvin e seu tigre de pelúcia, que ganha vida aos olhos do garoto.
A Conrad que já havia lançado em fevereiro o álbum "O mundo é mágico" **(ver a seguir), com as últimas tiras do moleque, publica agora este, "Calvin e Haroldo - e foi assim que tudo começou" (pb, 128 pgs., R$ 29,90), que reúne o material produzido por Watterson entre 1985 e 1986, o início de tudo. A idéia da editora é lançar dois álbuns por ano.

Acredite, poucas coisas em quadrinhos (e em boa parte da face da Terra) são mais divertidas do que este álbum. Quem não leu, por favor, leia.

**O lançamento da obra completa de Calvin & Haroldo começou pelo álbum, inédito no Brasil, O Mundo é Mágico – As Aventuras de Calvin & Haroldo. A tirinha diária que chegou a ser publicada simultaneamente em mais de 2.400 jornais ao redor do mundo foi criada por Bill Waterson em 1985 e foi mantida pelo autor até 31 de dezembro de 1995. A série ganhou duas vezes o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos EUA, em 1986 e 1988.
Em inglês a série é chamada de Calvin & Hobbes, em alusão ao teólogo protestante francês Jean Calvin e ao filósofo inglês Thomas Hobbes. A tirinha conta as aventuras de Calvin, um garoto de seis anos de idade e de seu amigo imaginário, o tigre Haroldo (um bichinho de pelúcia que, na ausência de adultos ganha vida). Inspirado no trabalho de Charles Schulz (autor de Snoopy), Waterson criou um garoto com uma imaginação invejável e com disposição interminável as travessuras. Porém, além de atirar bolas de neve na vizinha Sally e vender o planeta Terra para extraterrestres, Calvin é um alter-ego de Waterson, sempre questionando os valores da sociedade, desde preocupações ambientais até questionamentos éticos. A dupla cunhou centenas de frases clássicas como: "faça o que tem que fazer e deixe os outros discutirem se é certo ou não”. Um dos fatos mais lembrados a respeito de Calvin & Haroldo é o fato de que a tirinha não gerou nenhum tipo de merchandising oficial – nada de lancheiras, bonecos, decalques ou outras bugigangas. Como explica Bill Waterson: “Na verdade, no começo da série, eu não era contra o merchandising, mas cada produto que pensei em criar parecia violar o espírito da tirinha, contradizendo a sua mensagem, e me afastando do trabalho que eu amava”. O álbum que acaba de sair traz as últimas tirinhas de Calvin & Haroldo desenhadas por Waterson. Com tradução exclusiva, o livro também tem as famosas tiras coloridas de domingo. Pela primeira vez em livro no Brasil, O Mundo é Mágico está repleto do humor, ironia e inteligência que fez de Waterson o maior cartunista de sua geração.


Você sabia:
-Que o comediante David Spade tem uma tatuagem com a imagem de Calvin que foi feita pelo ator Sean Penn ao vivo pela televisão no programa Saturday Night Live?
-Que Bill Waterson trabalhou como chargista e também como designer de embalagens antes de começar a publicar Calvin & Haroldo?
-Que a obsessão do pai de Calvin pelas situações que “formam caráter” são inspiradas no próprio pai de Waterson?
O Mundo é Mágico - As Aventuras de Calvin & Haroldo
Editora Conrad
Autor: Bill Waterson
Tradutor: Luciano Vieira Machado
Preço: R$ 44,90

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page