quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Identificado asteróide que teria causado extinção dos dinossauros


Há 160 milhões de anos, a queda do asteróide Baptistina teria sido responsável pela chuva de detritos que, segundo cientistas americanos, colocou fim ao período Cretáceo 100 milhões de anos depois e contribuiu para a extinção dos dinossauros, segundo algumas teorias.

A explicação está contida em um artigo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica "Nature", que indica que o asteróide tinha 170 quilômetros de diâmetro e estava localizado no início do Sistema Solar.

Um fragmento que se desprendeu do asteróide caiu há 65,5 milhões de anos na Península de Iucatã, no atual México, causando a extinção em massa que culminou com o fim do período Cretáceo.

A explosão foi causada por um dos muitos fragmentos que se chocaram contra a Terra. Segundo os pesquisadores, o fenômeno fez dobrar o número de impactos nos planetas do Sistema Solar nos últimos 100 a 200 milhões de anos.

Liderados por William Bottke, do Instituto de Pesquisa Southwest, no Colorado, a equipe fez simulações no computador para provar que esta onda de colisões provavelmente foi provocada pela "catastrófica queda" de um asteróide, 160 milhões de anos atrás, cujos fragmentos são conhecidos como a família de asteróides Baptistina.

Cruzando os resultados obtidos, os especialistas concluíram que a chuva de asteróides seria, com 90% de certeza, a causa do impacto ocorrido no período Cretáceo.

A colisão gerou uma cratera de quase 200 quilômetros de diâmetro, chamada Chicxulub, e uma catástrofe ambiental no mundo todo. Os autores do artigo, no entanto, sugerem que a colisão fez parte de um processo muito maior, que afetou todo o Sistema Solar.

Para os pesquisadores, estes impactos poderiam ter dado origem à cratera Tycho na Lua e a outras crateras gigantes em Vênus e Marte.

A pesquisa sugere ainda que a chuva causada pelo Baptistina poderia ser a fonte de aproximadamente um terço dos objetos que cercam atualmente a Terra.

Agência EFE

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page