segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Luís XIV: O Rei Sol volta a brilhar em Versalhes

Visitantes observam obra do pintor Charles Le Brun, parte da exposição 'Luis XIV: o homem e o rei' no Palácio de Versalhes / Foto: AP el Euler

O Rei Sol brilha de novo em Versalhes. Centenas de retratos, esculturas e tapeçarias celebrando Luís XIV, que estavam dispersos, voltaram a Versalhes, um alojamento para a caça que o autocrático monarca francês transformou num palácio de opulência sem rival, para refletir a sua glória. A exibição "Luís XIV: o homem e o rei" mostra aos visitantes variadas encarnações assumidas pelo governante francês que marcou o século XVII.

Uma enorme pintura a óleo retrata a criança com rosto de anjo que ascendeu ao trono aos 5 anos. Bustos de mármore imponentes enaltecem o maduro "Luís, o grande", cuja liderança com mão de ferro ajudou a forjar o moderno estado francês. Um relevo captura a velhice do monarca, encarnando sua própria mortalidade.

A exposição, inaugurada semana passada, também trata dos gostos artísticos de Luís XIV. Um grande defensor da música, da arquitetura e da jardinagem, o Rei Sol também se interessava por teatro, tapeçaria, iluminuras e manufatura de joias. As mais de 300 peças reunidas refletem este interesse variado. Dispersas durante e depois da Revolução Francesa, algumas delas não haviam voltado ao país desde aquela época.

O curador, Nicolas Milovanovic, conta que o rei tinha ligações conhecidas com artistas influentes da época, como o arquiteto Louis Le Vau, o paisagista Andre Le Notre e o pintor Charles Le Brun, mas sua afinidade por artistas menos famosos do Norte da Europa eram menos conhecidas.

- Ele tinha sua coleção oficial, que deveria ter um esplendor capaz de rivalizar com as de outros soberanos europeus, mas também mantinha um acervo particular, menos conhecido, formado a partir de seus gostos pessoais - diz Milovanovic.

Luís morreu em 1715, aos 76 anos, depois de reinar por mais de meio século. Observando seus retratos, como mítico matador de dragões, em roupas de imperador romano, num robe com o emblema da flor-de-lis, a insígnia da coroa francesa, é fácil perceber porque ele ficou conhecido como o Rei Sol. A exposição vai além da imagem idealizada, traçando a evolução de Luís XIV de uma criança com cachos dourados até um idoso decrépito e desdentado. Uma peça de armadura em ferro polido, dá uma pista do homem por trás do mito: ele media 1,69m.

Luís XIV, o homem e o rei: A exposição fica em Versalhes até 7 de fevereiro. O palácio está aberto todos os dias, das 9h às 18h30m, e os ingressos custam 15 euros.

www.chateauversailles.fr/homepage

Jenny Barchfield, da AP

www.oglobo.com.br

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page