Clique na imagem para ampliá-la
Um gênio em formação
O mais importante escritor brasileiro, Machado de Assis, que morreu há cem anos, já foi um jovem boêmio e piadista. A edição da Megazine desta terça-feira conta um pouco sobre a infância de menino pobre, do escritor, que mais ou menos aos 15 anos, saiu do Morro do Livramento, onde morava com o pai e a madrasta, para aproveitar a agitação da cidade do Rio. Nessa época, Machado publica seu primeiro soneto, que recebeu o estranho nome de "À Ilma. Sra. D.P.J.A.", no jornal - de nome não menos esquisito - "Periódico dos Pobres".
O jornalista Daniel Piza, autor de "Machado de Assis: um gênio brasileiro" (Imprensa Oficial SP), mais recente biografia sobre o escritor, diz que essa fase da vida de Machado, que vai dos 15 aos 25 anos, é decisiva para sua carreira.
Machado de Assis foi testemunho do surgimento do telégrafo e das notícias instantâneas, que tinham que ser trabalhadas rapidamente pelos jornalistas.
Mas a vida de Machado, como adiantamos, não era só trabalho. Foi seu primeiro chefe que lhe abriu as portas para a alta sociedade. Assim, o escritor virou assíduo freqüentador de óperas e teatros.
Megazine - O Globo, 20/05/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário