domingo, 20 de abril de 2008

Charles Darwin, online


A primeira versão do livro Teoria da Evolução, de Charles Darwin, pode ser lida online pela primeira vez desde a última quinta-feira.
O texto está entre milhares de anotações pessoais do cientista que antes só estavam disponíveis a cientistas da Universidade de Cambridge e agora podem ser lidas no site www.darwin-online.org.uk

A publicação das anotações pessoais de Darwin é a maior da história, com cerca de 20 mil itens e quase 90 mil imagens.

O material original é mantido pela biblioteca da Universidade de Cambridge, que decidiu disponibilizar o material online.

A coleção inclui, por exemplo, textos como observações do cientista sobre os pássaros de Galápagos e os primeiros registros das dúvidas de Darwin sobre a permanência das espécies.

No site, o usuário também pode ver fotos de Darwin e sua família, recortes de jornais, críticas dos livros do cientista e até mesmo um livro de receita de Emma Darwin.

"Charles Darwin é um dos cientistas mais influentes da história. A coletânea de suas anotações online é extremamente importante e muito excitante", disse John van Wyhe, especialista da Universidade de Cambridge que idealizou o projeto.

O arquivo online é tão grande que, mesmo se o usuário conseguisse ver uma imagem por minuto, ainda levaria mais de dois meses para ver todo o material.

"Darwin mudou o nosso entendimento sobre a natureza para sempre. Suas anotações revelam como as suas pesquisas eram detalhadas. A divulgação dessas anotações online marca uma revolução no acesso do público - e, possivelmente, no apreço - a uma das mais importantes coletâneas de materiais originais na história da ciência", completou van Wyhe.


BBC Brasil

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page