terça-feira, 15 de abril de 2008

Álbum-tributo "Asterix e seus amigos" sai no Brasil


Lançado há exatamente um ano, em comemoração do aniversário de 80 anos do desenhista francês Albert Uderzo, o álbum-tributo "Asterix e seus amigos" finalmente chega ao Brasil este mês. Publicada aqui pela editora Record, a HQ reúne histórias de 34 artistas, que prestam homenagem às mais famosas crias de Uderzo e do roteirista René Goscinny (morto em 1977), os heróis gauleses Asterix e Obelix, dois dos mais populares ícones das histórias em quadrinhos.

Ainda que parte considerável dos autores seja pouco conhecida pelos brasileiros, o livro vale pela qualidade dos desenhos (característica marcante da HQ européia) e pela oportunidade de conferir os personagens em inusitadas situações. Na mais ousada delas, o francês Baru transporta os heróis para o centro das recentes revoltas nos subúrbios de Paris - mas em vez de surrar os soldados do Império Romano, Kaderix (Asterix) e Abdelix (Obelix) queimam carros e atacam policiais.

Na categoria "grandes encontros", Zep - um dos mais autores populares do quadrinho francês contemporâneo - coloca o seu pequeno Titeuf (espécie de Mafalda daquelas terras) fazendo perguntas embaraçosas aos "tiozões" Asterix e Obelix. O caubói Lucky Lucke - do qual Goscinny foi um dos roteiristas - também aparece no livro e tem a oportunidade de provar da poção mágica de Panoramix.

Outro encontro memorável é o de Asterix e Obelix com a turma de Patópolis. Desenhista veterano dos personagens Disney, o chileno Vicar dá um jeito de cruzar o caminho de Asterix e Obelix com o do Pato Donald - "meus sobrinhos lêem histórias dos gauleses com as quais se divertem muito!", rasga seda o pato falante, para espanto do gordão e do bigodudo. Naquele que é, talvez, um dos mais interessantes roteiros deste álbum-tributo (com duas ou três páginas para cada autor fica difícil fazer milagre), Vicar dá um jeito de misturar no caldeirão referências às duas séries, viagem no tempo e, o melhor, futebol.

Acostumada a descer o pau nos romanos, a dupla de gauleses sofre ao menos duas derrotas no universo paralelo de "Asterix e seus amigos". Seus algozes? Uma deliciosa romana saída da pena do mestre do quadrinho erótico italiano Milo Manara , e uma pin-up criada pelo francês Fred Beltran e encomendada especialmente por César para "enfeitiçar" Asterix e Obelix.

Diego Assis - G1, em São Paulo

Autores: vários
Editora: Record (
www.record.com.br)
Páginas: 64 (em cores)
Preço sugerido: R$ 25

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page