quarta-feira, 26 de março de 2008

Dúvidas sobre a transmissão e os riscos da dengue


O fortalecimento da epidemia de dengue no Rio de Janeiro, bem como os focos da doença em outros locais do Brasil, deixam a população preocupada - e com toda a razão, já que a doença, em especial na sua forma hemorrágica, pode matar. O G1 http://g1.globo.com/ selecionou as principais dúvidas dos internautas sobre o problema e, para saná-las, conversou com o especialista em virologia Maurício Lacerda Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (interior de SP).

Nesta segunda, o gabinete de crise se reuniu pela primeira vez (leia mais aqui) e foram instaladas tendas para hidratação de pessoas infectadas na capital (confira aqui). Segundo autoridades, 48 pessoas morreram com a doença neste ano no estado do Rio.


Todos os mosquitos Aedes aegypti transmitem a dengue ou primeiro o mosquito se contamina em alguma fonte externa e é apenas um hospedeiro?

Em princípio, o A. aegypti precisa picar uma pessoa contaminada com a dengue para poder abrigar o vírus em seu organismo e transmiti-lo a outros seres humanos. No entanto, a fêmea da espécie também pode passar o vírus da dengue para seus ovos. "É assim que o vírus consegue sobreviver entre uma estação chuvosa e outra", explica Nogueira. "E é por isso que mesmo os machos da espécie [que não picam pessoas] às vezes estão infectados com o vírus."


É verdade que apenas entre 10% e 20% das pessoas que são contaminadas desenvolvem sintomas?

A proporção exata entre pessoas infectadas mas em condição assintomática (sem manifestar a doença) e pessoas com sintomas ainda não é totalmente conhecida. "Mas, de fato, alguns estudos indicam que, para cada paciente com sintomas, existem entre cinco e dez pessoas contaminadas que não manifestam a dengue", afirma o virologista. "Com esse dado, dá para imaginar a gravidade da situação no Rio."


O mosquito consegue voar à altura do 5º andar de um prédio?

Aparentemente, o inseto tem dificuldade de chegar aos andares superiores -- sabe-se, por exemplo, que áreas com grande concentração de prédios também têm poucos Aedes aegypti. "No entanto, se existirem criadouros no interior dos prédios, esse efeito protetor desaparece", alerta Nogueira.


Tomar vitamina B realmente inibe a doença? Por que não se deve tomar aspirina quando se está com dengue?

O suposto efeito protetor da vitamina não passa de crendice. Já o uso de aspirina atrapalha a coagulação do sangue. "E isso pode predispor a pessoa a hemorragias, o que seria muito perigoso no caso da dengue hemorrágica", lembra o médico.


Por que algumas pessoas desenvolvem sintomas fortíssimos de dengue e outros sequer sabem que tiveram a doença? Pessoas com a imunidade mais baixa correm riscos maiores?

Existe sempre uma interação complexa entre fatores genéticos do possível hospedeiro da doença (a pessoa a ser infectada) e os vários subtipos do vírus da dengue, alguns dos quais tendem a ser mais agressivos que outros. É essa interação que vai determinar a gravidade da infecção. Em princípio, a imunidade baixa induzida por outro tipo de infecção não tem a ver com os riscos que a pessoa corre - exceto no caso de uma infecção anterior com o vírus da dengue. É nessas circunstâncias que o perigo aumenta.

Gostaria de saber se uma criança que apresenta dores nas vistas (com aversão à claridade), dor de cabeça e enjôo, mas não tem febre, pode também estar com dengue.

"É bastante raro que a pessoa infectada não apresente febre. Portanto, é pouco provável que uma criança nessas condições tenha a doença. Mas não é impossível -- portanto, por via das dúvidas, é melhor fazer um teste", diz Nogueira.

Um só caminho

É sempre importante lembrar que não existem vacinas eficazes contra a dengue. A única maneira de combater o avanço da doença é destruindo os focos de água parada em garrafas, pneus e outros recipientes, os quais abrigam as larvas do inseto transmissor.

Embora a dengue possa ser controlada com tratamento médico rápido, as chances de que a forma mais agressiva da doença apareça aumentam com a proporção da população que é infectada. Portanto, todo cuidado é pouco.


Infográfico: saiba como identificar a dengue
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL360145-5606,00.html

Portal da Saúde - Programa Nacional de Controle da Dengue
http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=920

Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page