terça-feira, 11 de agosto de 2009

Como baixar preciosidades do YouTube

Todo mundo já precisou ou simplesmente desejou, em algum momento de sua vida online, salvar algum vídeo inesquecível encontrado no YouTube. Essa necessidade se agrava diante do fato de que os responsáveis pelo site de vez em quando dão uma varrida no sistema, eliminando sumariamente vídeos ilegais, ou protegidos por direitos autorais, ou mesmo denunciados como inadequados pelos próprios usuários. Em suma, a dica é - se você gostou muito de um vídeo no YouTube - então salve-o o quanto antes, pois ninguém poderá garantir que ele permanecerá lá no site para sempre.

Oficialmente, o próprio YouTube oferece duas situações em que é permitido fazer download de vídeos. A primeira é para um grupo de usuários de teste, usando o Google Checkout, o canal de compras online do buscador. A segunda é permitir ao próprio dono do vídeo baixá-lo, e mesmo assim, apenas dois vídeos por hora. Em suma, uma chatice. O que os usuários querem mesmo é baixar qualquer vídeo a qualquer hora e de qualquer tamanho.

Vale esclarecer que, para exibir um vídeo na tela do seu monitor, o YouTube precisa baixá-lo aos poucos para sua máquina e ele fica lá escondido numa pasta temporária do sistema. Monitorando o browser em tempo real com programas como o TaskInfo é possível ver quais arquivos estão sendo "preenchidos" enquanto o vídeo toca. E depois é só salvá-lo. Mas é preciso reconhecer - isso é meio cabeludo demais para o usuário médio.

Portanto, nós da DIGITAL, fiéis ao nosso lema de bem servir, mostraremos aqui algumas dentre as várias ferramentas existentes para salvar vídeos do YouTube.

A primeira delas é o Zamzar , um dos mais impressionantes sites para conversão online de vários tipos de arquivo. No departamento de vídeos, além do YouTube e do Google Videos, o Zamzar encara sem problemas vídeos dos sites Apple Trailers, Blip.tv, Break.com, Dailymotion, GodTube, Metacafe, Myspace, PutFile, Revver, Spike, SpikedHumor, TeacherTube e TinyPic. Mas tem um limite de tamanho - 100 MB. Mais que isso só pagando.

Para quem usa o browser Firefox (você ainda usa o Internet Explorer?), recomenda-se a extensão Video DownloadHelper, capaz de salvar vídeos de um número imenso de sites. Além disso, a ferramenta é capaz de baixar em três cliques todas as imagens e vídeos linkadas em uma página web. Pode ser usada em qualquer plataforma Linux, Windows ou MacOS-X. Funciona com Firefox 1.5, 2.0 e 3.0. A versão mais recente é a 4.6.

Outra boa dica, esta uma das mais antigas para baixar material do YouTube, é o KeepVid . É grátis, funciona bem e não dá dor de cabeça.

Opções adicionais são o VideoDownloader, da Javimoya ; o site SaveTube ; o script SaveVideoDownload ; e o Downloader9 .

É possível também baixar um software gratuito em sua máquina que se encarrega de baixar vídeos de vários sites do tipo YouTube, com a vantagem de permitir enfileirar diversos downloads e deixar o programa rodando sozinho. O programa é o VDownloader , escrito pelo espanhol Enrique Puertas e atualmente na versão 0.83. Ele tem a vantagem de fazer download até de vídeos em alta resolução.

E se você precisar baixar vídeos exibidos em modo stream de algum dos muitos sites que oferecem essa modalidade, duas sugestões são o Replay Media Catcher e o WM Recorder .

Carlos Alberto Teixeira

GLOBO DIGITAL - http://oglobo.globo.com/tecnologia

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page