sábado, 27 de junho de 2009

Michael Jackson: ascensão e queda





O primeiro sucesso do Jackson Five na Motown é "I want you back", em 1970. O álbum vende 3 milhões de cópias e ganha disco de ouro – apenas o primeiro de uma série na gravadora. 

Entre os irmãos, o caçula Jackson se destacava em tudo: era afinado e sabia dançar. Aos poucos, foi assumindo a liderança. A música do artista rompe a barreira racial. Sua dança ganha as ruas.

A carreira solo era inevitável. Em 1979, o álbum "Off de wall" explode nas paradas de sucesso e vende 11 milhões de cópias. 

A obra-prima do artista veio em 1982. "Thriller" é, até hoje, o álbum mais vendido de todos os tempos, no mundo, com 109 milhões de cópias. Em nove faixas, foram sete sucessos. 

O videoclipe lançado em seguida para promover o disco surpreendeu o mundo. São 14 minutos sensacionais, em uma produção de US$ 500 mil do diretor John Landis. 

Apenas um ano depois, em 1983, mais um passo na carreira. E que passo! Moonwalker se tornou a marca registrada do mestre. 

Com técnica, coreografia e domínio da voz, Michael Jackson torna-se, definitivamente, o rei dos palcos e do pop. Na festa do Grammy em 1983, Michael Jackson bate outro recorde: ganha oito prêmios. 

Em 1985, ele é o principal artista americano de uma campanha mundial contra a fome na África. A música "We are the world" é de Michael Jackson e Lionel Ritchie. 

Em Londres, durante a inauguração de uma réplica dele no Museu de Madame Tussaud, as cenas de histeria são impressionantes. Igual, só no tempo dos Beatles. 

Em 1987, o cantor parece mais branco no videoclipe "Bad". O disco vende 30 milhões de cópias.

Furacão musical, fenômeno pop, gênio, visionário. Desde o início, crítica e público se derramavam em adjetivos. E com razão. Michael Jackson foi surpreendente em tudo, desde o início. Com apenas 5 anos se juntou aos quatro irmãos no grupo que mais tarde se chamaria Jackson Five. Começava ali a carreira que iria influenciar a música pop no mundo inteiro nas próximas décadas.

Um vídeo doméstico mostra as primeiras imagens gravadas de Michael Jackson. Ele tinha apenas 6 anos, mas o jeito de dançar era inconfundível. Poucos anos depois, o Jackson FIve é convidado pela cantora Diana Ross para um teste na gravadora Motown, em Detroit. A especialidade da gravadora era lançar artistas negros talentosos que chegassem ao mercado branco.

Um novo disco veio em 1991: "Dangerous". A crítica não elogiou tanto, mas o público adorou. Músicas como "Black and white" fizeram o maior sucesso. 

Em sua carreira, Michael Jackson esteve três vezes no Brasil, a última foi em 1996. Neste ano, ele gravou com o grupo Olodum, no Pelourinho, em Salvador. Gravou também, na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, o videoclipe "They really don't care about us", dirigido por Spike Lee.

Nos anos seguintes, começa o declínio. Somente em 2001, o artista grava um novo disco: "Invincible". Fisicamente, é um outro Michael Jackson. Abalado por problemas físicos e psicológicos, envolvido em escândalos, o cantor foi se tornando cada vez mais recluso. A última aparição musical foi na Inglaterra, na entrega de um prêmio, em 2006. Com voz fraca, nem de longe lembrava o artista genial, o furacão musical que varreu o mundo nos anos 80.


Globo Reporter (26/6/2009)
http://video.globo.com/

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page