terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mostra no Arquivo Nacional retrata vida e obra de Heitor Villa-Lobos

O espectadores vão viajar pela vida do maestro / Divulgação

Está em cartaz no Arquivo Nacional a exposição "Viva Villa!", que aborda a trajetória do compositor Heitor Villa-Lobos, nascido em 5 de março de 1887 e morto em 17 de novembro de 1959, aos 72 anos. Com curadoria de Fabiano Canosa, a mostra pretende mostrar o legado da trajetória pessoal e artística do maestro. Logo na entrada, o público encontra um imenso recorte do mapa do Brasil, pontilhado por diversas imagens, fotos, vídeos e reproduções da figura de Villa-Lobos.

Na primeira parte da exposição, o espectador faz um passeio do século XIX até a primeira metade do século XX, com suas revolucionárias transformações, acompanhando a trajetória de vida do maestro no Brasil, em Paris (anos 1920) e nos Estados Unidos. Em outra área da mostra, está a reprodução de um trem - o Trenzinho Caipira - que leva os visitantes a percorrer os caminhos de Villa-Lobos. O trem é composto por cinco vagões: Sertão, Paris, Anos 30/40, Amazônia e Américas.

Há também um setor dedicado às crianças, com figuras do folclore e reproduções ampliadas de brinquedos artesanais que remetem à obra do maestro. O espaço, interativo, tem computadores, instrumentos musicais e material para a confecção de brinquedos artesanais.

No Auditório do Arquivo Nacional, serão projetados filmes como "O Descobrimento do Brasil", de Humberto Mauro, para o qual Villa-Lobos compôs a trilha sonora; do Cinema Novo, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em Transe", de Glauber Rocha; "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade; "Arraial do Cabo", de Paulo Cesar Sarraceni e "Menino de Engenho", de Walter Lima Jr; entre outros.

Completam a exposição uma série de apresentações musicais - concertos de solistas, orquestras, teatro e balé - inteiramente gratuitas ao público visitante. Os espetáculos ocorrerão no pátio central do Arquivo Nacional, sempre às terças-feiras, às 18h30m, em palco coberto, com capacidade para até 2 mil pessoas.

Mais notícias no site do Rio Show. Confira

'Viva Villa!' - Arquivo Nacional. Praça da República 173. Tel: 2179-1273 / 2179-1221. Seg a sex, das 9h às 17h; Sáb, das 9h às 16h. Grátis

http://oglobo.globo.com/cultura/rioshow

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page