domingo, 20 de janeiro de 2008

"Abaporu" em exposição na Pinacoteca do Estado - SP

O Abaporu, a obra mais famosa de paulista Tarsila do Amaral, está na Pinacoteca do Estado, na Luz, região central de São Paulo. O quadro, de 1928, virou símbolo do movimento modernista. O nome do quadro vem do tupi guarani. Em uma gravação, a artista explicou o significado: “Aba quer dizer homem e poru é que come carne humana”, disse Tarsila.

Pode ser vista na exposição "Tarsila Viajante", que começou ontem (sábado 19) e vai até 16 de março na Pinacoteca. O horário da mostra é das 10h às 18h, de terça-feira a domingo. Os ingressos custam R$ 4 e, aos sábados, a entrada é de graça.

Abaporu é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

http://tarsiladoamaral.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

pow esse sit fala de tudo o queria saber sobre o quadro abaporu estou fasendo uma pesquisa de escola e tenho 10 anos estou na quinta serie e aminha professora de artes q pidio essa pesquisa
bjs bjinhos e bjokas pra os donos do sit e eu amooOOOOoooo as obras de tarsilaaaaa e d+

Anônimo disse...

CARAMBA TUDO O QUE EU QUERIA SABER SOBRE O QUADRO ABAPORU EU ENCONTREI AQUI TENHO 9 ANOS E A MINHA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ARTISTICA ME PEDIU ESSE TRABALHO PARABÉNS AOS DONOS DESTE SITE MARAVILHOSO ELE É 10 BJK.

Anônimo disse...

CARAMBA TUDO O QUE EU QUERIA SABER SOBRE O QUADRO ABAPORU EU ENCONTREI AQUI TENHO 9 ANOS E A MINHA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO ARTISTICA ME PEDIU ESSE TRABALHO PARABÉNS AOS DONOS DESTE SITE MARAVILHOSO ELE É 10 BJK.

Anônimo disse...

isso nao serve pra nada, nem na pinacoteca num ta

 
Locations of visitors to this page