segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Jipes robóticos há 4 anos em Marte


Imagem obtida pelo jipe Spirit mostra região em que ele estava antes de ir para seu abrigo de inverno em Marte (Foto: JPL/Nasa)

Preparado para enfrentar mais um inverno marciano, o jipe Spirit completou quatro anos de operações bem-sucedidas na superfície do planeta vermelho. Seu irmão-gêmeo, Opportunity, atingirá a marca no próximo dia 25, enquanto a Nasa celebra o sucesso absoluto de uma missão que tinha duração original de apenas três meses.

A durabilidade dos robôs permitiu que eles iniciassem operações conjuntas com a mais recente espaçonave a adentrar o espaço de Marte, a orbitadora Mars Recoinnassance Orbiter. Em conjunto, os veículos estão obtendo informações refinadas sobre o ambiente e o passado (possivelmente habitável) do planeta vermelho.

Durante o inverno, os robôs ficam restritos a poucas atividades, por conta da redução de luz solar disponível para alimentar suas baterias. Mesmo assim, a expectativa é que ambos agüentem firme até que a sonda Phoenix, próxima missão da Nasa rumo ao planeta vermelho, faça seu pouso, no segundo semestre de 2008.

G1

http://mpfwww.jpl.nasa.gov/mro/

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page