sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Exposição em Memória das Vítimas do Holocausto


Hoje, dia 25 de janeiro de 2008, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC - Rio), em parceira com a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), inaugura a exposição Holocausto Nunca Mais, organizada pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro, que ficará aberta ao público, no Palácio Itamaraty, até 15 de fevereiro de 2008.

O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, como ficou conhecido o extermínio de milhões de judeus e outros grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é celebrado oficialmente em 27 de janeiro. Neste ano, como cairá em um domingo, a celebração foi antecipada no Brasil.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, para lembrar o dia da libertação dos prisioneiros do campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, ocorrida em 27 de janeiro de 1945 e incentivar a sociedade civil a promover a memória doHolocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado.

As Nações Unidas adotaram nova resolução, em janeiro do ano passado, condenando as declarações que negarem a ocorrência do holocausto. O documento, aprovado por consenso por mais de 100 países, teve o Brasil como co-patrocinador.

Outras informações sobre as atividades das Nações Unidas em relação ao Holocausto podem ser encontradas em: www.un.org/holocaustremembrance

Exposição Holocausto Nunca Mais
Local: Palácio Itamaraty - Avenida Marechal 196 - Rio de Janeiro, RJ
De 25 de janeiro até 15 de fevereiro de 2008

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page