quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Venezuela: país perdido no túnel do tempo

A inflação na Venezuela terminou o ano em 22,5% e o país está no meio de uma reforma monetária que está cortando três zeros da moeda. O Banco Central disse que o consumo foi empurrado no ano passado pelo aumento dos gastos públicos, o que é- alertou - inflacionário. Parte do aumento dos gastos foi impulsionado pelo choque do petróleo que elevou os preços em 60%. A velha maldição do petróleo atinge o país: com ele em vez de o país se desenvolver, o governo está gastando demais, fazendo um crescimento de curto prazo, mas alimentando ao mesmo tempo a crise futura com a alta da inflação. Em vez de resolver o problema, o governo decide cortar zeros da moeda.

O presidente Hugo Chavez continua a sua maré de sorte. Não conseguiu libertar os reféns na frente das câmeras de Oliver Stone, o que ajudaria a melhorar seu filme queimado com muita gente. Internamente liberta presos políticos também na mesma tentativa de melhorar a imagem. E continua pregando a revolução do "socialismo do século XXI" seja lá o que isso signifique a esta altura dos acontecimentos. Bom lembrar que recentemente, membros do governo Lula disseram que a Venezuela não tinha presos políticos e ele agora anistiou os "inexistentes" presos políticos. Quando não está falando na revolução, que nada mais é do que tentativa de aumentar o próprio poder, Hugo Chavez está dedicado ao trabalho de investigação de como morreu o libertador Simon Bolivar.

Tudo na Venezuela parece velho: o presidente vestido de farda militar, a defesa de uma "revolução socialista", presos políticos anistiados, inflação alta e corte de zeros na moeda. A Venezuela com Chavez parece ter se perdido em algum descaminho do túnel do tempo.

Miriam Leitão
www.miriamleitao.com

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page