segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Maracanã lotado comemora o hexa do FLAMENGO!



Foi suado, no sufoco, com jeito de decisão. Mas depois de ver o sonho do título quase escapar, os 84 mil torcedores que lotaram o Maracanã neste domingo puderam soltar o grito esperado por 17 anos: Flamengo hexacampeão brasileiro. Com um gol do zagueiro Ronaldo Angelim, o time da Gávea venceu o Grêmio por 2 a 1 e conquistou pela primeira vez o título nacional na era dos pontos corridos.

O Grêmio abriu o placar, e David empatou ainda no primeiro tempo. Mas durante uma hora e dez minutos a taça esteve nas mãos do Internacional, que goleou o Santo André por 4 a 1 no Beira-Rio mas terminou com o vice-campeonato , com 65 pontos, dois a menos que o Flamengo.

A angústia da torcida rubro-negra só terminou com o gol de Angelim, aos 24 minutos do segundo tempo. O São Paulo, que goleou o Sport (4 a 0) , foi o terceiro colocado, com os mesmos 65 pontos do Inter, mas uma vitória a menos. E o Cruzeiro ficou com a última vaga na Libertadores , terminando em quarto ( veja a classificação final do Brasileirão ).

Os outros títulos nacionais do Flamengo foram vencidos em 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992. O técnico Andrade esteve presente como jogador nos quatro primeiros, e agora chega a sua sexta conquista nacional, a primeira como treinador (ele foi campeão também em 1989, jogando pelo Vasco). (Leia também: Zico destaca importância de Andrade na conquista do Flamengo ).

Além do título deste ano, o Flamengo também tem o artilheiro da competição, o que não acontecia desde 1982, quando Zico foi o goleador na campanha do bicampeonato rubro-negro, com 20 gols. Dessa vez, a honra coube a Adriano, que não teve boa atuação no jogo decisivo, mas terminou como goleador ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG, ambos com 19 gols. (Leia também: Adriano reencontra no Flamengo a alegria de jogar futebol ).

- É o primeiro título brasileiro que eu ganho e ele certamente é muito importante. Para mim é ainda mais especial. Voltei ao Brasil depois de 40 dias parado, em um momento em que estava muito mal. Voltei para voltar a sorrir. O Flamengo e a torcida mereciam isso - comemorou Adriano, muito emocionado, após a partida.

Grêmio desfaz dúvida sobre entrega e quase estraga festa do Fla

Apesar de toda a polêmica durante a semana, de que poderia fazer corpo mole para evitar um eventual título do rival Inter, e mesmo com apenas três titulares em campo, o Grêmio começou melhor a partida e dominou os primeiros dez minutos. O Flamengo, parecendo ansioso, errava muitos passes, e aos poucos a empologação da torcida foi diminuindo. A primeira chance real saiu aos 12, em ótimo lançamento de Aírton que Adriano, no mano a mano com a marcação, não soube aproveitar.

O que era apreensão virou susto aos 21 minutos: após escanteio da direita, Róberson aproveitou desatenção da defesa e, da pequena área, tocou no canto direito de Bruno. Quase ao mesmo tempo, no Beira-Rio, Alecsandro abriu o placar para o Inter contra o Santo André, deixando o Colorado na liderança.

A torcida rubro-negra teve de esperar até os 29 minutos para enfim comemorar: Petkovic cobrou escanteio da direita, Aírton tocou de cabeça e Adriano escorou para David chutar no canto direito de Marcelo Grohe, empatando o jogo. Mas ainda faltava virar a partida para conquistar o título. Mesmo com o gol, o Flamengo não acordou em campo, e continuava errando muitos passes até o fim do primeiro tempo. O único chute a gol foi de Adriano, cobrando falta à direita da área para boa defesa de Marcelo Grohe.

Pet sai aplaudido pela torcida no segundo tempo

O segundo tempo começou com o Flamengo um pouco mais animado. Aos três minutos, Adriano cabeceou rente à trave direita do Grêmio. Três minutos depois, Marcelo Grohe fez grande defesa em cabeçada de Aírton, no canto direito. O goleiro voltou a trabalhar aos dez, em chute de longe de Willians.

O tempo passava e os jogadores do Flamengo já demonstravam impaciência em campo. Até que saiu o gol do título - e do alívio. Aos 24 minutos, Petkovic cobrou escanteio da esquerda na pequena área, e Ronaldo Angelim se antecipou a Marcelo Grohe para marcar de cabeça. Autor do cruzamento dos dois gols, Pet deixou o campo aplaudido pela torcida minutos depois, substituído por Fierro. (Leia também: Petkovic: 'Sou velho na idade, mas meu espírito é jovem' )

O final do jogo foi emocionante. Recuado, o Flamengo passou a levar sufoco do Grêmio, que quase empatou aos 31 minutos: Bruno rebateu para a pequena área um cruzamento de Lúcio mas Maílson, com pouco ângulo, chutou para fora. Mas aos poucos o time carioca se tranquilizou em campo e conduziu o jogo até o apito final.

FLAMENGO 2 X 1 GRÊMIO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/Hora: 06/12/09 - 17h

Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/PR)

Auxiliares: Alessandro de Matos (Fifa/BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa/SC)

Renda/Público: R$ 2.030.430,00/78.639 pagantes

Cartões Amarelos: David, Willians, (FLA); Douglas Costa, Marcelo Grohe, Lucio, Adilson (GRE)

GOLS: Róberson, 21'/2ºT (0-1); David, 30'/2ºT (1-1); Ronaldo Angelim, 24'/2ºT (2-1)

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton, 15'/2ºT), Willians e Petkovic (Fierro, 28'/2ºT); Zé Roberto (Kléberson, 37'/2ºT) e Adriano. Técnico: Andrade.

O GLOBO

www.oglobo.com.br

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page