quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nimbuzz


Uma empresa holandesa de internet, que promete reunir diversas ferramentas de comunicação, anunciou nesta quarta-feira (28) sua chegada oficial ao Brasil. O serviço gratuito Nimbuzz já existe há dois anos, mas seu desembarque no país representa a tradução de conteúdo para o português e maior facilidade de acesso para os usuários -- será possível, por exemplo, pagar ligações locais no celular para falar com pessoas do outro lado do mundo.

Faça o download em: http://www.nimbuzz.com/pt/home

Em geral, as funcionalidades oferecidas pelo Nimbuzz não são novas: seu principal chamariz está na reunião de diversos serviços já realizados por outros programas. Ele faz ligações do computador para telefones celulares, como o Skype, agrega diversos comunicadores instantâneos, como o Miranda, leva esses comunicadores para o celular, como o Fring, e permite a publicação em diversos sites de uma ferramenta para os internautas estabelecerem contato com você, como faz o Jajah.

Assim, o usuário do Nimbuzz não precisa se conectar a diversas contas para usar todos esses serviços (confira aqui alguns deles). Atualmente, o site tem cerca de 700 mil usuários cadastrados, sendo 30 mil deles do Brasil. Até o final do ano, a empresa pretende chegar a uma base de 10 milhões de pessoas em todo o mundo, disse Carlos Medina, representante no Brasil da companhia holandesa.

Apesar de ter algumas funções parecidas com o Skype, o Nimbuzz é diferente quando se trata das ligações via celular. Enquanto nos portáteis que rodam o Skype elas só podem ser feitas para outros usuários deste mesmo serviço, o cliente do Nimbuzz também pode fazer contato via celular com aqueles que usam outros aplicativos compatíveis com o “pacotão” -- caso do MSN Messenger e do próprio Skype, por exemplo.

Quando essas ligações são feitas através de aparelhos que utilizam o sistema operacional Symbian, elas são totalmente gratuitas. Caso contrário, aquele que realiza a chamada através do Nimbuzz pagará o preço de uma ligação local, independente do local para onde ligar.


Confira algumas funcionalidades da ferramenta

Comunicadores

Ao criar uma conta do Nimbuzz, o internauta pode integrar em seu computador diversos comunicadores instantâneos, como MSN Messenger, Yahoo Messenter, Google Talk e AIM, entre outros. Todos os contatos de todos esses serviços são reunidos em uma única ferramenta.

Esse aplicativo também pode ser levado gratuitamente para o celular (veja aqui como), sendo que quando utiliza esse serviço o usuário paga o tráfego de dados à operadora de telefonia móvel. “Para um uso mais freqüente da Nimbuzz [no celular], recomendamos a inscrição em um plano de dados wireless ilimitado, juntamente com a sua operadora”, aconselha a empresa em seu site.

Ligações

Os usuários do Nimbuzz podem fazer ligações de voz gratuitamente para outros internautas conectados ao programa ou a equivalentes, como o Skype. As chamadas também podem ser feitas através dos celulares que têm o Nimbuzz para aparelhos com esse programa ou aplicativos a ele associados, caso do MSN Messenger. Se o portátil que faz a ligação rodar o sistema operacional Symbian, a ligação é gratuita. Caso contrário, quem liga paga o custo de uma ligação local.

Ainda não é possível fazer ligações para telefones fixos ou móveis sem qualquer tipo de aplicativo contido no "pacotão" do Nimbuzz.

Widgets

Com essa ferramenta disponível aqui, o usuário pode levar a diversos sites, blogs e redes sociais um perfil do Nimbuzz como o da imagem ao lado. A idéia é oferecer aos internautas (sejam eles amigos ou até mesmo desconhecidos) uma solução para que eles entrem em contato com você via web ou celular, caso essa última alternativa seja habilitada. Através desse perfil “móvel”, é possível fazer ligações, trocar arquivos, enviar mensagens de texto (para o celular ou o PC) e deixar mensagens de voz.

Quando o usuário desse widget está off-line, ele pode receber em seu telefone móvel um “buzz”, ou alerta de que alguém deseja entrar em contato. Se quiser estabelecer essa ponte, o usuário liga de seu portátil para o internauta que o procurou, pagando por esse serviço o preço de uma ligação local.

O widget está disponível para diversas redes sociais, como o Facebook e MySpace. Sua disponibilidade no Orkut, o favorito dos brasileiros, ainda depende da abertura dessa página para aplicativos externos, o que deve acontecer em breve.

Juliana Carpanez - G1

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page