quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pelé e Garrincha: 50 anos da maior dupla da história do futebol mundial


O casamento mais vitorioso do futebol mundial comemorou bodas de ouro neste domingo. Há 50 anos, Pelé e Garrincha faziam o primeiro jogo juntos. Foi no dia 18 de maio de 1958, em amistoso realizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, como preparação para a Copa do Mundo daquele ano, na Suécia. A seleção bateu a Bulgária por 3 a 1 e Pelé marcou dois gols. Com Garrincha e Pelé em campo, a seleção brasileira nunca foi derrotada. Em 40 jogos, conseguiu 35 vitórias e cinco empates, um retrospecto que se mistura às conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962.

Quando estrearam juntos pela seleção, Pelé e Garrincha ainda não eram titulares. Os donos das posições eram Joel e Dida, ambos do Flamengo. Mas não demorou muito para a campanha de vê-los juntos chegasse à imprensa. Luiz Mendes, por exemplo, hoje comentarista da Rádio Globo, era na época apresentador da Resenha Esportiva Facit, na TV Rio.

O programa de auditório tinha a presença de espectadores cariocas e, na maior parte, torcedores do Flamengo. Isso explica a grande vaia que Luiz Mendes sofreu quando, ao vivo, pediu que o técnico Vicente Feola escalasse Pelé e Garrincha como titulares nas vagas dos rubro-negros Joel e Dida.

- Tomei uma imensa vaia. Mas estava convicto na minha opinião porque eu vinha acompanhando os jogos da seleção e Garrincha e Pelé viviam grande fase - lembra Mendes, que após a Copa do Mundo foi aplaudido pelos espectadores que vibraram com o título mundial conquistado pelo Brasil do 'Rei do Futebol' e do 'Anjo das Pernas Tortas' como titulares.

Para Luiz Mendes, não resta dúvida de que ambos formaram a maior dupla de todos os tempos no futebol.

- É a maior dupla, tanto é que não perderam um só jogo juntos - emenda.

Nos 40 jogos que fizeram juntos pela seleção, Garrincha e Pelé deram show. O jogador do Botafogo marcou 10 gols e o atleta do Santos, 45. Um dupla difícil de ser reeditada.

Bernardo Pombo - O Globo Online

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page