quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A época dos descobimentos e a contribuição náutica francesa em exposição na Marinha

Reprodução de uma nau da época dos descobrimentos, em exposição na Marinha/ Divulgação


Cruzar os oceanos, há 500 anos, era uma baita aventura. A partir desta quarta-feira (02.09), o Espaço Cultural da Marinha (ECM), no Centro, leva o público a uma viagem pela navegação da época dos descobrimentos, quando homens passavam meses a fio em naus e navios, na busca por novas terras e riquezas.

Os visitantes poderão passear por uma exposição sobre a vida a bordo no final do século XV e início do XVI. E, além disso, conhecerão um modelo em escala natural de uma nau, aos moldes daquelas com os quais os portugueses cruzaram o Atlântico para "descobrir" o Brasil. A embarcação foi construída em 2000, para as comemorações do quinto centenário do descobrimento, e adaptada pela Marinha recentemente, após um estudo em fontes iconográficas do século XVI.

Mas esta não é a única novidade: no mesmo dia, também será inaugurada no espaço cultural a mostra "O Brasil, a França e o Mar". O foco é a contribuição francesa para o Brasil, nos assuntos relacionados ao mar, desde o término das Guerras Napoleônicas até os dias de hoje.

Em exposição, instrumentos náuticos de fabricação francesa; modelos de vários navios de guerra, do passado e do presente, da Marinha do Brasil, que foram construídos na França; e o resultado do trabalho dos hidrógrafos franceses que realizaram, no século XIX, o primeiro levantamento sistemático da costa do Brasil, produzindo cartas náuticas para a segurança do transporte marítimo - "abrindo caminhos no mar" para o comércio internacional, a partir de 1819.

Espaço Cultural da Marinha (ECM): Avenida Alfred Agache s/nº, Centro. De terça a domingo, do meio-dia às 17h. Entrada franca.

O Globo

www.oglobo.com.br

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page