sábado, 16 de maio de 2009

Dicas para economizar energia ao usar o computador


- Dê preferência ao laptop, que consome menos energia que o desktop. O laptop é produzido para consumir o mínimo de energia possível para que a bateria dure mais. Com isso, mesmo que esteja ligado à rede elétrica, seu consumo é menor que o do desktop.

- O monitor de LCD também consome menos energia que o antigo monitor de tubo de imagem. Se seu monitor antigo quebrar, compre um novo do tipo LCD e recupere o investimento em economia de energia.

- Use um filtro de linha (régua de energia) para ligar o processador, o monitor e outros acessórios do computador. O uso do plugue de tomada do tipo benjamin leva ao desperdício de energia.

- Programe o monitor para entrar em modo de espera (sleep) depois de alguns minutos sem ser utilizado. Acesse este recurso clicando em Meu Computador/Painel de Controle/Vídeo. Também é possível programar o monitor para desligar depois de certo tempo de inatividade.

- Procure usar a graduação de brilho do monitor no menor nível possível.

- Desligue o monitor ao fazer o download de arquivos pesados, como filmes.

- Desligue o computador ao se ausentar por mais de meia hora. Caso o computador vá ficar menos de meia hora sem uso, coloque o processador em modo de espera (sleep) em vez de desligar e ligar o equipamento de novo.

- Se o computador estiver em uso, não deixe acessórios como a impressora ligados sem necessidade.

- Deixe o modem de banda larga ligado apenas quando o computador estiver em uso.

Fonte: Procel e Ampla  

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page