Violoncelista britânica nascida em Oxford, uma das mais famosas instrumentistas do século XX. Era filha de Derek du Pré, um editor nascido em Jersey, e da compositora e professora de piano da Royal Academy de Londres, nascida em Plymouth, Iris Greep, casados em Londres em 1940.
Moraram em St Albans por um breve período depois da guerra e mudaram-se para Purley, Surrey, onde ela cresceu fascinada quando ouvia um som de cellos no rádio. No seu quinto aniversário ganhou seu primeiro instrumento favorito e aos seis entrou para a London Cello School, na Nottingham Place, 34.
Sua primeira professora foi Miss Alison Dalrymple. Aos sete anos fez sua primeira apresentação pública e aos oito passou a estudar com William Pleeth, que ela chamava de Cello Daddy, na Guildhall School of Music, em London, com quem ficou sete anos. Depois estudou 6 meses com Paul Tortelier em Paris, com Pablo Casals, em Zermatt, Suíça, e com Mstislav Rostropovich, em Moscou, de janeiro a maio de 1966.
Com 10 anos ela ganhou o Prêmio de Suggia-Cello em sua primeira competição internacional. Aos 12 e 13 anos ela executou concertos para a BBC, em Londres. Dois anos depois completou seus estudos de música na Guildhall School of Music, em Londres, premiada com uma medalha de ouro em 1960.
Foi presenteada por um admirador desconhecido com um Stradivarius (1673) com o qual ela debutou no Wigmore Hall, Londres, tocando o Concerto para violoncello de Elgar (1961). Este aparecimento e a gravação desse concerto com a London Symphony Orchestra, conduzida por Sir John Barbirolli, deu-lhe fama mundial.
Fez sua primeira exibição nos E.U.A. no dia 14 maio de 1965 no Carnegie Hall tocando o Concerto de Elgar.
Depois de estudar com Rostropovich, em Moscou, fez seu exame final no Conservatório em Moscou em 1966, conduzida por Rostropovich, que observou depois que finalmente tinha encontrado alguém para continuar seu trabalho. No Natal deste mesmo ano ela conheceu Daniel Barenboim com quem se casou em junho do ano seguinte iniciando uma união bem sucedida tanto no plano pessoal como também no profissional.
Infelizmente em 1972 uma grave doença, esclerose múltipla, a impediu de continuar tocando e interrompeu sua brilhante carreira aos 27 anos. Daí em diante ela passou o resto de sua vida dando aulas e ministrando cursos de violoncelo.
Faleceu em Londres aos 42 anos, e foi enterrada no Golders Green´s Jewish Cemetery.
Em vida tocou com grandes orquestras da Inglaterra e Estados Unidos trabalhando com prestigiados maestros.
Ganhou muitos prêmios como a Gold Medal of the Guildhall School of Music, London (1960), o Queen's Prize for British musicians under 30 (1960), Officer of the Order of the British Empire (1976) e Honorary Doctor Degrees das Universidades de Salford, London, Sheffield, Leeds, Durham, Oxford e da Open University.
Foi fellowships da Royal Academy of Music, da Guildhall School of Music e do Royal College of Music e Honoray Fellowship do St. Hilda's College in Oxford.
http://www.jacquelinedupre.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário