sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Nelson Freire conquista o Oscar da música clássica


A lista de vencedores do Oscar da música clássica - como é comumente chamado o Classic FM Gramophone Awards - foi revelada na passada quarta-feira, dia 3 de outubro, e o prêmio principal, o de "Gravação do ano", foi para o pianista brasileiro Nelson Freire, pela sua interpretação dos dois concertos para piano e orquestra de Johannes Brahms, lançada num CD duplo no ano passado pelo selo britânico Decca. Esta é a primeira vez que um brasileiro ganha o prêmio principal.

O disco também foi premiado na categoria "Concerto", na qual um dos outros dois concorrentes era o regente carioca John Neschling, por uma gravação com a Osesp de obras de Tchaikovsky e Medtner para o selo sueco BIS.

Freire, que está a dias de completar 63 anos, recebeu os prêmios nesta quarta, em Cannes, na França. Seu parceiro na gravação laureada foi o regente italiano Riccardo Chailly, à frente da orquestra Leipzig Gewandhaus. Quando o CD foi lançado, a revista britânica "Gramophone" - que organiza a premiação - o recebeu com entusiasmo.

A resenha, assinada pelo crítico Jed Distler, dizia, entre outras coisas, que "esta é a integral dos concertos para piano de Brahms que todos esperávamos. Nelson Freire e Riccardo Chailly oferecem interpretações que unem triunfalmente urgência e insight, força e lirismo, e um virtuosismo incandescente que deixa poucos detalhes inexplorados, sem perder de vista, contudo, o plano geral das obras". A frase que encerrava o texto era: "Essas performances se firmarão como referências para as próximas gerações".
Eduardo Fradkin - O Globo

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page