sábado, 6 de outubro de 2007

Projeto Aquarius - 35 anos



A apresentação será hoje, dia 6 de outubro às 20h, na Praia de Copacabana (em frente ao Hotel Copacabana Palace).

Há 35 anos o Aquarius vem levando a música e a dança às multidões, como os licores, fluidos e as ambrosias da mitologia grega derramadas por Zeus e Ganimedes sobre a Humanidade, símbolos da era que inspirou o nome do nosso projeto. Era de mudanças e de busca do entendimento universal.

É o que o Projeto Aquarius procura fazer com cada um de seus espetáculos. Ora levando o mais famoso balé do mundo, o Bolshoi, à Quinta da Boa Vista, ora a "Ressurreição" de Mahler à Enseada, ou a ópera "Aída" ao lago da Quinta, ou a Nona Sinfonia de Beethoven ao Forte de Copacabana, George Martin, Phil Collins, o balé de Maurice Béjart, o Balé do Theatro Municipal, o Kirov, o American Ballet, Arnaldo Cohen. Mais de 300 concertos, para cerca de 8 milhões de pessoas, espalhando beleza por este Brasil e inovando.

O Projeto Aquarius revelou talentos e consagrou artistas. Quebrou dogmas, inaugurou uma nova era de organização de eventos no país, introduziu novas tecnologias de som, luz, imagem e cenografia. Reuniu multidões nunca antes vistas em apresentações artísticas.

Uniu gêneros musicais, derrubou o mito de que o povo não gosta de música clássica. Emocionou e alegrou platéias, maestros, músicos e artistas. Ousou com apresentações monumentais.

Em 2007, para celebrar os 35 anos do Projeto Aquarius, O GLOBO e a PETROBRAS apresentam um espetáculo especial, que homenageará a música e os ritmos brasileiros, o “Sons do Brasil”. O concerto terá a regência de Isaac Karabtchevsky e contará ainda com o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, com o grupo de percussionistas Afro Lata e com cinco solistas. O programa irá dos clássicos eruditos aos clássicos populares da nossa música, prestigiando os mais célebres compositores brasileiros como: Carlos Gomes, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Tom Jobim, Pixinguinha, entre outros.

Caracterizado pela ousadia e qualidade, o evento, este ano, traz mais uma inovação. O palco, cenografado com as cores brasileiras, terá ao fundo, e pela primeira vez na história do Projeto Aquarius, um enorme painel eletrônico, em formato meia-lua, de alta definição. Nele serão projetadas imagens das telas de Portinari e transmitidas imagens do concerto em tempo real.

Aquarius 2007

Neste ano, o Projeto Aquarius completa 35 anos e, para celebrar esta data, levará ao público um espetáculo especial: "Sons do Brasil".

A Petrobras e O Globo têm muito prazer de apresentar este concerto, que é uma homenagem à música brasileira de todos os ritmos e de todas as épocas, e à fusão dos três núcleos formadores do sentimento nacional – o branco, o índio e o negro.

Mantendo sempre o objetivo de levar a cultura para o povo, com formas ousadas e inovadoras, o Projeto Aquarius tem procurado sempre apresentar uma obra completa de grande expressão. O projeto uniu gêneros musicais, derrubou o mito de que o povo não gosta de música clássica e emocionou platéias, maestros, músicos e artistas com apresentações monumentais.

No seu 35º aniversário, o evento faz mais uma vez a diferença na cultura do país. O concerto, que vai unir dos clássicos eruditos aos clássicos populares brasileiros, terá a regência do maestro Isaac Karabtchevsky e contará ainda com a participação do Coro Sinfônico do Rio, do grupo de percussionistas Afro Lata e de cinco solistas convidados: Wagner Tiso (piano), Toninho Ferragutti (acordeom), Carlos Malta (saxofone), Stephen Bronk (baixo) e Ana Cláudia Hanneckel (soprano).

Nesta edição, o Projeto Aquarius contará com algumas particularidades, que o farão brilhar ainda mais. O palco, sempre mantendo as características do Projeto Aquarius de inovação e beleza aliados à ousadia, será cenografado com as cores da bandeira brasileira. Ao fundo, pela primeira vez nesses 35 anos de história, será colocado um painel eletrônico de alta definição, em formato de meia-lua com 18 metros de largura, onde serão projetadas imagens de telas de Portinari, cenografando e ilustrando cada obra executada. Para completar essa ilustração, efeitos de luz criados especialmente para a ocasião iluminarão o palco, tornando cada momento do concerto um momento mágico e único. Também, através desse painel eletrônico, serão transmitidas em tempo real imagens do concerto, que permitirão à platéia apreciar com detalhes os momentos marcantes desse espetáculo.

Programa 2007

1 - Abertura da ópera “O GUARANI”, de Carlos Gomes

2 – “Ó DEUS DOS AIMORÉS”, Da Ópera "O Guarani", de Carlos Gomes Solista: Stephen Bronk (baixo)

3 – “BATUQUE” de Alberto Nepomuceno

4 – “DANÇA DE CHICO-REI COM A RAINHA GINGA”, do Maracatu do Chico- Rei, de Francisco Mignone Participação: Afro Lata

5 – “PONTEIO” para Orquestra de Cordas, de Cláudio Santoro

6 – “O FREVO ILUMINA A CIDADE”, da Suíte Cenas Brasileiras, de Wagner Tiso Solista: Wagner Tiso (piano) Banda: Alex Moraes (violão) , André Boxexa (bateria), Dirceu Leite (sax), João Baptista (contrabaixo) e Mingo Araújo (percussão)

7 – “EU SEI QUE VOU TE AMAR”, de Tom Jobim Arranjo de Wagner Tiso Solista: Wagner Tiso (piano)

8 – “CARINHOSO”, de Pixinguinha Arranjo de Carlos Malta Solista: Carlos Malta (sax)

9 – “CONCERTO SINFÔNICO PARA ASA BRANCA”, de Sivuca sobre tema de Luiz Gonzaga Solista: Toninho Ferragutti (acordeom)

10 – “VALSA DE UMA CIDADE”, de Ismael Netto e Antônio Maria. Arranjo de Eduardo Lajes Solista: Ana Cláudia Hanneckel (soprano)

11 –ÁRIA (Cantiga) , das “BACHIANAS BRASILEIRAS nº 4”, de Villa-Lobos

12 – “CHOROS Nº 10” (parte coral), de Villa-Lobos Participação: Afro Lata

13 – “CANÇÃO DO AMOR” e MELODIA SENTIMENTAL, da Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos Arranjo de Wagner Tiso Solista: Wagner Tiso (piano)

14 - Final da “FLORESTA DO AMAZONAS”, de Villa-Lobos Solista: Ana Cláudia Hanneckel (soprano)

15 – “AQUARELA DO BRASIL”, de Ary Barroso Participação: Afro Lata

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page