terça-feira, 5 de junho de 2007

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

O dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o Dia Mundial do Meio Ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas - ONU, em 1972, realizou a sua primeira conferência sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo.
O dia ou a semana em torno de 5 de junho é usada por muitas pessoas e organizações para celebrar o milagre da Vida, a beleza da Natureza, e ao mesmo tempo alertar sobre os riscos à própria sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado, poluído, desrespeitado, visto como obstáculo aos nossos desejos. Naquela conferência, a ONU estabeleceu uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental. A realização da Conferência da ONU foi motivada pelos problemas ambientais que ganhavam cada vez mais destaque nos anos 60, mas que continuam a afetar a integridade das pessoas e dos demais seres vivos.

Uma sugestão do órgão da ONU é que se use a data ecológica para examinar o meio ambiente da região onde se vive, apontando as ações que cada um pode realizar para ajudar a preservar a vida no Planeta.

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Junção das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo), a disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até bem pouco tempo. Ela só veio ganhar dimensão social após um acidente de grande proporção, que derramou 123 mil toneladas de óleo no mar, na costa da Inglaterra, em 1967, com o petroleiro Torrey Canion.
Muita coisa nova surgiu, em decorrência dessa popularização, quando a ecologia começou a priorizar o debate em torno da relação do homem com a natureza.

É claro que todo dia deveria ser dia do meio ambiente. Não é porque temos uma data na qual o mundo inteiro celebra o bem comum que vamos deixar de lado a nossa luta nos outros dias do ano. A educação para a sustentabilidade e a conscientização pública sobre as questões ambientais são essenciais. Sem um forte apoio global para uma mudança, haverá poucas chances de se abandonarem realmente as atuais práticas contrárias ao desenvolvimento sustentável. Temos de agir. Cada um de nós deve fazer a sua parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro. Precisamos poupar os recursos naturais, combater o consumismo e jamais perder a fé de que podemos mudar o destino da humanidade.

Declaração da ONU sobre o Ambiente Humano (1972)
http://www.vitaecivilis.org.br/anexos/Declaracao_Estocolmo_1972.pdf
Dez Mandamentos do "Amigo do Planeta"
http://www.jornaldomeioambiente.com.br/dezmandamentos.asp

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page