terça-feira, 12 de junho de 2007

Encontro com Mario Vargas Llosa


Mario Vargas Llosa vem ao Brasil e faz dois encontros no CCBB

Nos dias 12 e 13 de junho, o Centro Cultural Banco do Brasil e o selo Alfaguara, da Editora Objetiva, realizam duas edições do Encontro com Mario Vargas Llosa, no qual um dos maiores escritores do nosso tempo vai conversar com a platéia sobre sua vida, carreira e a arte de escrever.

No Rio, o Encontro com Mario Vargas Llosa será na terça-feira, dia 12 de junho, a partir das 18h30m. A entrada é grátis, mas será preciso garantir uma das 300 senhas que serão distribuídas no local. O público poderá fazer perguntas ao autor, com mediação do jornalista Edney Silvestre. No dia seguinte, o evento será em São Paulo, a partir das 19h30min. Lá serão distribuídas 130 senhas ao público, que também poderá fazer perguntas com mediação do professor e tradutor Samuel Titan. Outras 70 pessoas poderão assistir à palestra retransmitida no cinema do centro cultural.

Jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, Mario Vargas Llosa (foto) é um escritor consagrado internacionalmente. Nascido em Arequipa, no Peru, em 1936, viveu em Paris na década de 1960 e lecionou em diversas universidades norte-americanas e européias ao longo dos anos. Numa incursão ao mundo da política, candidatou-se à presidência do Peru em 1990, perdendo a eleição para Alberto Fujimori. Foi vencedor dos prestigiosos prêmios Cervantes, Príncipe de Astúrias, PEN/Nabokov e Grinzane Cavour.

De sua vasta produção literária destacam-se romances como Conversa na Catedral, Tia Julia e o Escrevinhador, A Guerra do Fim do Mundo (*) e A Casa Verde. O autor vive atualmente entre Londres, Paris, Madri e Lima. De Vargas Llosa, Alfaguara publicou também o romance Travessuras da Menina Má, atualmente na lista dos mais vendidos no Brasil.

O autor vem ao Brasil especialmente para o relançamento pelo selo Alfaguara de dois títulos de sua obra completa revista e atualizada por ele: Pantaleão e as Visitadoras e A Cidade e os Cachorros. O primeiro conta a famosa história do capitão recém-promovido do exército que recebe a inesperada missão de criar um serviço de prostitutas para as Forças Armadas do Peru isoladas na selva amazônica. O segundo, obra de fundo autobiográfico que projetou o escritor no mundo literário e até hoje é considerada um dos grandes clássicos da literatura latino-americana, se passa no Colégio Militar Leoncio Prado, em Lima, onde um violento código de conduta permeia o cotidiano dos cadetes.
O CCBB Rio fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro. O CCBB de São Paulo fica na Rua Alvares Penteado, 112, no Centro. Informações pelos telefones (21) 3808-2020 ou (11) 3113-3651.

(*) La guerra del fin del mundo

«Esta novela me hizo vivir una de las aventuras literarias más ricas y exaltantes.»

A finales del siglo XIX, en las tierras paupérrimas del noreste del Brasil, el chispazo de las arengas del Consejero, personaje mesiánico y enigmático, prenderá la insurrección de los desheredados. En circunstancias extremas como aquéllas, la consecución de la dignidad vital sólo podrá venir de la exaltación religiosa -el convencimiento fanático de la elección divina de los marginados del mundo- y del quebranto radical de las reglas que rigen el mundo de los poderosos.

Así, grupos de miserables acudirán a la llamada de la revolución de Canudos, la ciudad donde se asentará esta comunidad de personajes que difícilmente desaparecerán de la imaginación del lector: el Beatito, el León de Natuba, María Quadrado... Frente a todos ellos, una trama político-militar se articula para detener con toda su fuerza el movimiento que amenaza con expandirse.

La primera novela que Mario Vargas Llosa situó fuera del Perú es un prodigio de expresión de mentalidades profundas, de pasiones irracionales y desbocadas fuerzas sociales. Un relato exhaustivamente documentado, tanto a través de lecturas como de viajes sobre el terreno en el que tuvo lugar este acontecimiento histórico. Un libro fundamental en la historia literaria del siglo XX.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page