sábado, 16 de junho de 2007

Tubarões podem ser nova arma no combate ao câncer

Mais conhecidos por seu poder mortal, os tubarões podem acabar salvando vidas por meio de novas técnicas que usam o sistema imunológico dos predadores para criar medicamentos de combate ao câncer.

A novidade está sendo desenvolvida pela Universidade de Aberdeen, na Escócia, com o apoio da empresa de biotecnologia escocesa Haptogen, que surgiu na própria instituição, em 2002, e pode começar a ser testada em pessoas nos próximos quatro anos.

Os tubarões - criaturas que já viviam nos oceanos à época dos dinossauros - têm, talvez por isso mesmo, um dos sistemas imunológicos mais poderosos do reino animal. Os anticorpos dos tubarões são também os menores entre os animais - dez vezes menores que os dos humanos - e os cientistas acreditam que essa característica seja responsável pela eficácia no combate a infecções e vírus.

Nova geração de drogas: "O tamanho reduzido e a robusteza dos anticorpos de tubarões, combinados com a poderosa nova tecnologia de análise de drogas da Haptogen, vão produzir uma nova geração de drogas que visa a tratar algumas das doenças mais mortais e da sociedade, como o câncer e doenças infecciosas", disse o professor Andy Porter, diretor de Biotecnologia da Universidade de Aberdeen.

A parceria entre a universidade e a Haptogen prevê a criação de uma gigantesca "biblioteca" de anticorpos de tubarão, formada a partir de amostras de sangue colhidas de alguns tubarões vivos. A partir daí, os médicos serão capazes de descobrir que anticorpos são mais indicados para combater cada tipo de doença, o que, por sua vez, deve levar ao desenvolvimento de medicamentos mais eficientes.

Os cientistas esperam que drogas produzidas a partir dos anticorpos de tubarão possam combater doenças hoje consideradas de difícil tratamento, como aquelas no cérebro e tumores sólidos. A técnica também pode levar a novas formas de aplicação de drogas biológicas, tradicionalmente administradas por injeções, como por via pulmonar ou até oral.
BBC Brasil

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page