sexta-feira, 15 de junho de 2007

Shlomo Mintz na Sala Cecília Meireles


Depois de passar pelo Rio, há dois anos com um programa sinfônico, o violinista russo Shlomo Mintz volta hoje à cidade para um recital de câmara. Ao lado do pianista tcheco Petr Jirikowsky o premiado músico toca às 20:30 na Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa 47).

Shlomo vai brindar os cariocas com um repertório para lá de virtuosístico com sonatas para violino e piano de Beethoven, Schubert e a "Tzigane" de Maurice Ravel. O programa reserva ainda uma curiosidade: algumas vibrantes peças do compositor espanhol Pablo de Sarasate.

Programa:
Beethoven - Sonata nº 8 para violino e piano, em sol maior, Op. 30
Schubert - Sonata nº 2 para violino e piano em lá menor, Op. póstumo 137, D 385
Ravel - Tzigane
Sarasate - Navarra, das "Danças espanholas" nº 2, Op.21 ; Zapateado, das "Danças espanholas" nº 2, Op.2; Caprice Basque, Op.24; Habanera, das "Danças espanholas" nº 2, Op.21; Carmen Fantasia, Op.25


Shlomo Mintz iniciou a sua carreira aos onze anos de idade com a Filarmônica de Israel; pouco depois foi chamado por Zubin Mehta para substituir Itzhak Perlman quando este cancelou uma apresentação do primeiro Concerto para Violino de Paganini e fez a sua estréia no Carnegie Hall aos dezesseis anos, em um concerto com a Sinfônica de Pittsburgh apresentado por Isaac Stern. Shlomo Mintz é considerado um dos mais completos violinistas de nosso tempo, apreciado por sua impecável habilidade musical, versatilidade estilística e técnica imponente.

Petr Jiřikovský apresenta-se em recitais em vários países e coopera como solista com excelentes orquestras, como a Orquestra Filarmônica Checa, a Orquestra Sinfônica de Praga, a Philharmonia de Praga, a Orquestra de Câmara Talich, sob a regência dos maestros Jiří Bělohlávek, Libor Pešek, James Sedares, Jean-Claude Casadesus. Apresentou-se no Festival de Primavera de Praga, em maio de 2000, e tocou em recitais na prestigiosa série de piano da Orquestra Sinfônica de Praga no Rudolfinum de Praga.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page