terça-feira, 5 de junho de 2007

Mostra em Londres celebra aventuras de Dalí no cinema

Uma das colaborações de Dalí no cinema é o painel a óleo Estudo para a Seqüência do Sonho, para o filme Quando fala o coração, de 1945.(Copyright: Dalí. Fundación Gala-Salvador Dalí, DACS, 2007).
Luis Buñuel, Walt Disney, Alfred Hitchcock e os irmãos Marx são alguns dos cineastas famosos que trabalharam com Salvador Dalí para produzir algumas das imagens mais impressionantes do século 20.

Estas e outras parcerias são apresentadas na exibição Dalí & Film ("Dalí e o Cinema", em tradução livre) de 1 de junho a 9 de setembro, na Tate Modern, em Londres, que traz mais de cem obras do artista catalão, entre elas, 60 pinturas.
A mostra foi organizada cronologicamente e inclui material para os filmes Um cão andaluz (Luis Buñuel - 1929), A Idade do Ouro (Luis Buñuel - 1930), Quando Fala o Coração (Alfred Hitchcock -1945) e Destino (Walt Disney - 1946).

A exposição mostra como o trabalho com o cineasta Luis Buñuel foi marcado pela imaginação delirante de Dalí e de que forma a obra posterior do artista espanhol foi influenciada por um clima cinematográfico.
Dalí chegou a considerar o cinema superior à pintura, embora também tenha declarado que "o melhor cinema é aquele que pode ser sentido de olhos fechados".
Ao longo de sua carreira, Dalí imaginou vários filmes, expostos em textos poéticos e esboços, cenários e pinturas.
O artista não pensou duas vezes antes de aceitar as colaborações com Hitchcock e com o estúdio Walt Disney.
Um dos destaques na mostra da Tate Modern é um curta-metragem feito por Dalí com Walt Disney, uma colaboração que permaneceu inacabada por quase 60 anos e foi concluída pelo sobrinho de Walt, Roy Disney.
© British Broadcasting Corporation 2006.

Salvador Dali (1904–1989) é, sem dúvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Estudou em Barcelona e depois em Madri, na Academia de San Fernando. Nessa época teve oportunidade de conhecer Lorca e Buñuel. Suas primeiras obras são influenciadas pelo cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Finalmente aderiu ao surrealismo, junto com seu amigo Luis Buñuel, cineasta. Em 1924 o pintor foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua obra. Sua primeira viagem a Paris em 1927 foi fundamental para sua carreira. Fez amizade com Picasso e Breton e se entusiasmou com a obra de Tanguy e o maneirista Arcimboldo. O filme O Cão Andaluz, que fez com Buñuel, data de 1929. Ele criou o conceito de “paranóia critica“ para referir-se à atitude de quem recusa a lógica que rege a vida comum das pessoas .Segundo ele, é preciso “contribuir para o total descrédito da realidade”. No final dos anos 30 foi várias vezes para a Itália a fim de estudar os grandes mestres. Instalou seu ateliê em Roma, embora continuasse viajando. Depois de conhecer em Londres Sigmund Freud, fez uma viagem para a América, onde publicou sua biografia A Vida Secreta de Salvador Dali (1942). Ao voltar, se estabeleceu definitivamente em Port Lligat com Gala, sua mulher, ex-mulher do poeta e amigo Paul Éluard. Desde 1970 até sua morte dedicou-se ao desenho e à construção de seu museu. Além da pintura ele desenvolveu esculturas e desenho de jóias e móveis.
Dali & Film (Tate Modern-London)
Fundación Gala-Salvador Dalí

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page