terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

'Cidade Perdida' no fundo do oceano

"Cidade Perdida", das torres de pedra gigantescas, também pode ter sido o berço da vida na Terra (Foto: Divulgação)

Cientistas descobriram uma fonte curiosa de hidrocarbonetos (que dão origem ao petróleo) nas profundezas do Oceano Atlântico. O mais surpreendente foi que, ao contrário de todos os hidrocarbonetos já conhecidos do planeta, este não tem origem na vida. Ele é tão inorgânico quanto as pedras que o circundam.

É uma combinação extremamente complexa de hidrocarbonetos que dá origem ao petróleo (e também ao gás natural). E é o petróleo que dá origem à gasolina que você usa em seu carro. Até hoje, acreditava-se que os hidrocarbonetos surgiam apenas a partir de compostos orgânicos. Plantas e animais mortos entravam em decomposição e suas moléculas, no fundo da Terra, passavam milhões de anos sob pressão intensa até virarem um hidrocarboneto.

Pois foi um tipo completamente diferente que os pesquisadores encontraram no campo da chamada "Cidade Perdida", uma área do Oceano Atlântico que contém estranhas torres de pedra e bichos mais esquisitos ainda. Eles perceberam que um líquido desconhecido fluía das falhas nas pedras no chão. Quando analisaram descobriram duas coisas aparentemente contraditórias. O líquido era um hidrocarboneto, mas não era orgânico.

No estudo publicado na revista "Science", os pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, afirmaram acreditar que o líquido tenha surgido de reações feitas a partir de carbono que "vazou" das rochas ao redor. Se for verdade, pode haver mais hidrocarbonetos de origens diferentes no fundo dos oceanos. E mais, eles podem ter, de fato, dado origem aos compostos que seriam necessários para o surgimento da vida na Terra.

G1

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page