terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

"Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo"


Os cariocas poderão entender os caminhos percorridos pelo naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), que passou pelo Rio em 1832, até a elaboração de suas teorias de evolução das espécies na exposição "Darwin: Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo", que está em cartaz no Museu Histórico Nacional, no Centro, desde o dia 23 de janeiro até o dia 20 de abril. Na mostra, inaugurada em 2005 em Nova York, fotos, textos e vídeos mostram, em oito seções, a vida de Darwin, a descoberta de diferentes espécies e detalhes da passagem do cientista pela América do Sul. Em 1831, Darwin embarcou no navio HMS Beagle para uma expedição de cinco anos pelo continente e Ilhas Galápagos. A viagem foi decisiva para o desenvolvimento da carreira de naturalista de Darwin e é parte importante da exposição que chega na cidade, depois de passar em São Paulo em 2007, onde atraiu um público de 175 mil pessoas.

Tartarugas
Na expedição, quando Darwin tinha apenas 22 anos, ele pôde observar a fauna de diferentes regiões. O cientista percebeu que as tartarugas de uma ilha onde a alimentação era rasteira tinham o pescoço bem junto à carapaça. Já as que viviam em outra ilha, onde o alimento ficava em plantas mais altas, apresentavam pescoços mais compridos. Esses foram importantes indícios da adaptação dos animais ao meio ambiente. Os estudos sobre a evolução das espécies por seleção natural levaram à publicação do livro “A Origem das Espécies” em 1859, que revolucionou a ciência mundial.

A exposição conta com uma recriação cenográfica da Mata Atlântica, bioma que foi de grande importância para o naturalista, para enfatizar a passagem de Darwin pela América Latina. Até 2009, quando serão comemorados os 200 anos de nascimento do cientista, a mostra passará por várias cidades até chegar em Londres.

Endereço: Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, s/nº - Centro
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Preços: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudantes). Menores de 7 anos, maiores de 60 anos e grupos de escolas públicas agendados não pagam ingresso.
Reservas: (21) 4062-0089

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page