quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Mark Humpage registra imagens raras da Aurora Boreal


Uma das imagens da exposição de Mark Humpage (Foto: BBC/Mark Humpage)

O fotógrafo britânico Mark Humpage, especialista em fotos de fenômenos climáticos, conseguiu registrar imagens raras da Aurora Boreal, no Pólo Norte.

Humpage passou seis dias na região de Karasjok, no Círculo Polar Ártico, para realizar as imagens do fenômeno luminoso, criado a partir do impacto de partículas elétricas transportadas pelo vento solar no campo magnético terrestre.

O choque cria um brilho, normalmente de coloração verde, amarela ou violeta, observado nos céus durante a noite nas regiões próximas aos pólos.

As Auroras Boreais são raras, e os cientistas estimam que a probabilidade de vê-las é maior no período entre setembro e outubro e de fevereiro a março.

Devido a escuridão no período da noite nestas regiões, o registro de imagens das Auroras Boreais são tarefa difícil e as fotos dos fenômenos são raras.

Desempenho

Dos seis dias passados na região, quatro foram utilizados para conhecer a área e escolher a melhor posição pra fazer as fotos.

Para capturar as imagens, Humpage ficou duas noites inteiras fotografando o fenômeno em Karasjok, onde a temperatura registrava -20º C.

Segundo ele, as imagens "são espetaculares, mágicas e contínuas".

Devido à falta de luz durante a noite, cada exposição demorava de 30 segundos a até quatro minutos.

"Foi uma das imagens mais incríveis que já vi", conta o fotógrafo.

"Havia rios de cores se movendo e cobrindo o céu todo de horizonte a horizonte".

BBC
Mark Humpage - http://www.mhweather.co.uk/mhwphp/index.php

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá colega, acho que vi essa notícia no G1 da globo. Mas relaxa, os caras são bons e eu as vezes pego o que há de melhor, reúno mais algumas infos e taco no meu blog também.

Um abraço e parabéns.

 
Locations of visitors to this page