domingo, 23 de dezembro de 2007

Dossiê Terra - National Geographic Brasil


Cada edição da revista National Geographic Brasil é uma viagem fantástica. Além da riqueza de informação contida em seus textos, a beleza ímpar de suas imagens é um convite ao deleite. Suas edições especiais seguem o mesmo padrão de qualidade - claro! - e também merecem um lugar de destaque na agenda e na estante de quem se importa com sustentabilidade.

Neste último mês de 2007, a National Geographic resolveu nos brindar com o Dossiê Terra - Por uma vida mais sustentável no século 21 para revelar, em detalhes, o atual estado do nosso planeta. São mais de 110 páginas com reportagens, mapas, gráficos, indicadores, frases e fotos . Páginas cheias de sentimento que nos convidam ao aprofundamento e à reflexão.

Organizada em quatro temas distintos - A condição humana, Nossa relação com a natureza, O mundo interconectado e A nova geografia -, esta bela radiografia do planeta disseca questões urgentes como urbanização, padrão de vida, consumo, alimentos, água, ecossistemas, áreas ameaçadas, energia, tecnologia, globalização e futuro. Ao final de cada tema, o especial aponta tendências.

A primorosa edição de imagens do Dossiê Terra enriquece a pesquisa de cada tema que ainda é reforçada por incríveis fotos aéreas e de satélites cedidas pela empresa especializada GeoEye. É realmente curioso perceber, por exemplo, como algumas barreiras criadas pelos seres humanos não são apenas psicológicas, como é o caso da linha que divide os ricos dos pobres em foto de Tijuana, no México, tirada por satélite (páginas 22 e 23).

Qualquer assunto focado pelo especial - a importância da conservação, como conter o aquecimento do clima e distribuir a riqueza, os desafios políticos, o futuro é virtual (a Internet e os celulares) - tem sua pesquisa embasada em pesquisas científicas e em estudos feitos por universidades e grandes grupos como o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas (ONU).

As páginas ainda são "ilustradas" por dados chocantes que ensinam um pouco mais sobre a sociedade e o mundo no qual vivemos. Eis alguns exemplos:

Em 2007, as duas pessoas mais ricas do mundo tinham mais dinheiro que a soma do PIB dos 45 países mais pobres.

3 bilhões de pessoas sobrevivem com menos de 2 dólares por dia.

1 bilhão de pessoas - o dobro da população da União Européia - vivem em favelas ao redor do mundo.

40 bilhões de toneladas de aparelhos eletrônicos são jogados fora a cada ano.

Mas também temos a oportunidade de conhecer um pouco do pensamento de especialistas mundiais por meio de frases destacadas como Idéias para o Futuro:

"Este é o pior dos momentos, mas também o melhor deles, pois ainda temos uma chance".
Dra. Sylvia Earle, americana, oceanógrafa e exploradora-residente da National Geographic

"A miséria é a pior forma de violência".
Mahatma Gandhi, indiano, líder do movimento pelos direitos civis

"A ciência e a tecnologia se expandem à nossa volta. Cada vez mais elas determinam as línguas que falamos e pensamos.Ou usamos essas línguas, ou permanecemos mudos".
Wangari Maathai, quniano, militante político e ambiental, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2004

"No final, vamos preservar só o que apreciamos, e vamos apreciar só o que entendemos e vamos entender só o que nos ensinam".
Baba Dioum, senegalês, ambientalista

Mapas múndis e regionais - inéditos - passeiam por todo o Dossiê. Um deles indica as áreas críticas de desmatamento na América do Sul (página 37); outro mostra um índice de felicidade relativa preparado pela New Economics Foundation em 2006 (páginas 24 e 25) e, outros ainda mostram as maiores reservas de caça na África Oriental (página 61) ou o avanço dos orgânicos na Europa (página 41) . Para finalizar a obra, versões físicas e políticas de cada continente.

Edição indispensável para quem quer entender melhor a atualidade e ter mais embasamento para as discussões que estão se tornando cada vez mais comuns no dia-a-dia. Para "devorar" e colecionar.

Por Danilo Romeiro

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page