domingo, 23 de dezembro de 2007

Spielberg e Peter Jackson se unem para dar vida a Tintin no cinema


O herói belga dos quadrinhos Tintin vai ganhar três filmes no cinema pelas mãos de Steven Spielberg e Peter Jackson. A série de histórias vai ser produzida em tecnologia digital 3D.

O neozelandês Peter Jackson é o diretor da trilogia "O Senhor dos Anéis". Spielberg foi fundador do estúdio DreamWorks e dirigiu filmes como "A Lista de Schindler" (1993), "E.T.: O Extraterrestre" (1982) e "Tubarão" (1975).

Cada diretor irá assumir o comando de pelo menos uma das aventuras, mas o estúdio não divulgou quem vai dirigir o terceiro filme da seqüência. A produtora dos três filmes é Kathleen Kennedy.

Em março, a sociedade Moulinsart, sediada em Bruxelas e detentora dos direitos comerciais da obra de Hergé, anunciou que o estúdio DreamWorks havia começado os preparativos para um filme baseado na série.

"Começamos a negociar com Spielberg há 25 anos. Há três anos, assinamos um contrato com a DreamWorks. Na semana passada, eles decidiram entrar em pré-produção de uma série de filmes de Tintin", disse Nick Rodwell, administrador da Moulinsart.

No Brasil, a TV Cultura exibiu o desenho animado sobre o repórter aventureiro.

A série de Hergé possui uma longa lista de adaptações para o vídeo. As primeiras adaptações animadas de Tintin ocorreram ainda na década de 40, com desenhos e bonecos. Posteriormente, outras versões tiveram atores no lugar do personagem.

Por enquanto, não se sabe qual das aventuras será primeiramente filmada ou se o filme será uma animação ou terá atores reais. Se for sucesso de bilheteria, porém, a produção, prevista para estrear em 2009 ou 2010, será a primeira de uma série de filmes.

História

Tintim, o mais famoso repórter da história dos quadrinhos mundiais, já rodou o mundo inteiro e até pisou na Lua. Seu criador é o desenhista Georges Rémi (1907-1983), que ficou mundialmente conhecido pelo pseudônimo Hergé, uma declinação das iniciais invertidas de seu nome, RG.

Hergé é, antes de tudo, o próprio Tintin, o famoso aventureiro que nasceu em 1929, junto com seu inseparável cachorrinho Milu, e já estampou as páginas de centenas de jornais pelo mundo.

Apesar de passados 78 anos, a leitura das aventuras de Tintin continua sendo uma iniciação em história contemporânea, entre conflitos o Oriente Médio ("Tintin no País do Ouro Negro") e revoluções latino-americanas ("Tintin na América"). Hergé sempre descreveu em suas tiras o mundo real, sacudido por guerras e crises diplomáticas.

O universo de Tintin se enriqueceu nos anos 40, com a aparição de personagens essenciais para a série: o capitão Haddock, os policiais Dupont e Dupond, a cantora Bianca Castafiore e o professor Girassol.

As aventuras de Tintin já foram traduzidas para 60 idiomas e venderam mais de 200 milhões de exemplares.

http://www.tintin.com/

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page