sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A loja virtual da Deutsche Grammophon


O mais importante selo de música erudita domundo lança uma loja virtual em que os downloadstêm qualidade três vezes superior à do iTunes.

A loja virtual da Deutsche Grammophon possui 2 500 discos, sendo que 600 estão fora de catálogo. O preço médio de um download é de 22 reais. O mesmo disco, importado, custa 59 reais.

Na indústria de discos, não existe mais dúvida de que o futuro está na internet. Para certos gêneros, contudo, ele tem de chegar rápido – sob o risco de não chegar nunca. É o caso da música erudita, que nos últimos dez anos amargou uma queda de vendas de 30%. Algumas experiências já vêm sendo feitas para levar o repertório das criações eruditas para a internet. Mas nenhuma é tão significativa quanto a criação da DG Webshop. Entre lançamentos, campeões de venda e obras antes fora de catálogo, a loja virtual reúne 2 500 discos da Deutsche Grammophon, a gravadora mais importante da história da música erudita. Fundada em 1898 na cidade alemã de Hannover, ela tem no catálogo alguns dos maiores artistas do século XX, sejam regentes (o austríaco Herbert von Karajan, o americano Leonard Bernstein) ou solistas (o barítono Dietrich Fischer Dieskau, o cellista Mstislav Rostropovich). Se a chegada desse acervo excepcional à internet não servir para animar um mercado combalido, será possível dizer que a música clássica perdeu definitivamente o bonde da história.

O site da Deutsche Grammophon atende 42 países,. entre os quais o Brasil. A gravadora decidiu não proteger suas músicas digitalmente, o que significa que elas poderão ser copiadas e reproduzidas em qualquer aparelho, quantas vezes o comprador quiser. Em outra cartada ousada, ela oferece downloads com 320 quilobits por segundo (kbps), o máximo da capacidade do formato MP3 e quase o triplo daquele obtido em sites como iTunes e Amazon. É um detalhe relevante, uma vez que ele permite preservar muito da riqueza sonora an-teriormente perdida ao se baixar um concerto da internet. O custo médio de um disco na loja virtual da Deutsche Grammophon é de 22 reais. É possível comprar faixas isoladas, cada uma por menos de 2 reais.

A iniciativa da Deutsche Grammophon é importante pelo brilho da grife e pela qualidade técnica envolvida. Ela ajuda a iluminar outros esforços para levar a música erudita à rede. O esforço pioneiro foi da Naxos, que em 1996 colocou todo o seu catálogo na internet (hoje os downloads representam 25% do lucro do selo). Algumas orquestras do primeiro escalão também aderiram à idéia. É o caso da Filarmônica de Nova York, que oferece quatro concertos por temporada para download. O chamariz dessas gravações está no fato de que registram o calor de uma performance. No mês passado, a Filarmônica de Berlim tocou de maneira arrebatadora a Nona Sinfonia, de Gustav Mahler, em Nova York. Dias depois do concerto, a EMI pôs na internet uma versão da mesma peça, recém-gravada na Alemanha, e vendeu 2 000 downloads. Os números iniciais da DG Webshop mostram que há, em princípio, esperança para o gênero. O site vendeu 50 000 downloads em um mês de atividade.

VEJA, Edição 2040, dez. 2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu tio faleceu recentemente e deixou uma imensa coleção de musica clássica, óperas e orquestras. São mais de 1.000 títulos, cerca de 500cd´s e lp´s, muitas raridades. Ainda não cataloguei tudo, mas gostaria de vender para colecionadores e pessoas que realmente apreciam o estilo musical... Como devo proceder? Obrigado! Marcio Branco - RJ - email: branco1974@yahoo.com.br

 
Locations of visitors to this page