sábado, 29 de dezembro de 2007

Pau Casals (1876 - 1973)


Músico espanhol, instrumentista, maestro e compositor. Nasceu na cidade catalã de Vendrell em 29 de dezembro de 1876.

Pau (Pablo) Casals foi um dos maiores violoncelistas do s. XX, famoso por sua técnica, musicalidade e virtuosismo. Desenvolveu uma técnica de arco e dedilhado muito pessoal e revolucionária, da qual derivou toda a escola moderna do instrumento.

Filho de um organista, iniciou-se na música com o pai e estudou piano, composição e violoncelo em Barcelona, Madri e Bruxelas.

Iniciou sua atividade profissional como solista no Teatro do Liceu, Barcelona (1896) e consagrou-se como concertista em Lamoureux de Paris (1899). Criou um célebre trio com o pianista Alfred Cortot e o violinista Jacques Thibaud, criou em Barcelona a Orquestra Pau Casals (1919) e fundou a Asociación Obrera de Conciertos, para educação musical dos operários (1926).

Com a guerra civil espanhola, foi morar em Prades, na França, onde organizou uma série de famosos festivais e depois se mudou para Porto Rico (1956) e dedicou-se à regência e à composição, além de criar uma nova Orquestra Pau Casals e o Festival Casals, de reconhecimento mundial.

Morreu em Rio Piedras, Porto Rico, em 22 de outubro de 1973.

Entre suas composições mais famosas destacaram-se El pessebre (1960), e o Hino das Nações Unidas (1971).

http://www.paucasals.org/

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page