sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Enciclopédia do Flamengo


Um local para troca de informações e conteúdo sobre um dos maiores clubes do mundo. Essa é a idéia da Flapédia, a enciclopédia do Flamengo lançada dentro do site oficial do clube. Inspirada na Wikipédia, enciclopédia livre na internet, a iniciativa do departamento de marketing rubro-negro visa principalmente criar um acervo completo do clube e da sua história, não limitando, por exemplo, a galeria de grandes jogadores apenas aos campeões.

A intenção é fazer com que os torcedores criem o conteúdo e que este seja muito mais multimídia em relação ao existente na versão da Wikipédia. Áudio dos gols históricos, fotos, vídeos e coisas do gênero são bem-vindas, segundo o vice de marketing do clube, Ricardo Jorge Hinrichsen. Não há registros de enciclopédia de um clube até hoje.

- A nossa intenção é que seja uma enciclopédia multimídia, com tudo o que o Flamengo tem direito. É só se cadastrar e esperar ser aprovado. Essa medida visa evitar vandalismo de torcedores de outros clubes. Teremos uma pessoa que terá a função de moderador para aprovar os cadastros e dar uma olhada geral no site, mas quem vai mesmo fiscalizar são os fãs rubro-negros - disse Ricardo ao GLOBO ONLINE para em seguida dar mais detalhes sobre o produto.

- Quando colocamos o site novo no ar, chegamos à seção histórica relacionada a grandes jogadores e coisas do gênero e vimos que seria até certo ponto injusto limitar o número de tópicos ao nosso gosto. Por exemplo, colocaríamos no hall da fama cerca de 50 jogadores, mas num clube com a rica história que possui o Flamengo esse número é muito maior. Por isso, nada melhor que o próprio torcedor indicar esses nomes sem qualquer tipo de limitação - explicou.

Segundo o vice de marketing, a Wikipédia disponibiliza um software para uso de qualquer pessoa ou empresa, o que possibilitou o uso gratuito pelo clube.

E as iniciativas não vão parar por aí. Em breve serão criadas a TV do Flamengo, que funcionará no site, além de uma comunidade de relacionamento semelhante à encontrada no orkut e no Globoonliners, o espaço de relacionamento dos leitores do GLOBO ONLINE. Para visitar a comunidade do Flamengo no Globoonliners, clique aqui .

Bernardo Pombo - O Globo Online

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page