segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"Ocean" - O Google Earth 5.0 chega ao fundo do mar

Atualização do Google Earth dá acesso ao Google Ocean: observe os mares e explore pontos de interesse como navios naufragados e pontos de mergulho (Foto: Divulgação)             



Google Ocean também oferece visão sobre os 'mares gelados' do planeta (Foto: Divulgação)


Parcerias com 80 entidades fornecem conteúdo como vídeos, textos e fotos sobre diversos assuntos relacionados aos oceanos (Foto: Divulgação)      


'Ocean' exibe desde formações geográficas até navios naufragados. Versão 5.0 do software também traz atualizações 'terrestres'.

Depois de desbravar a Terra, as estrelas e até Marte, o Google Earth chega ao fundo do mar. O Google Ocean, anunciado pela empresa nesta segunda-feira (2), permite ao usuário observar os detalhes da vida marítima: formações geográficas, rotas de animais monitorados, pontos de surfe, pesquisa de embarcações naufragadas e "mergulhos" para explorar o fundo do mar. A novidade está disponível com a versão 5.0 do Google Earth, software de imagens via satélite que tem download grátis em seu site oficial.

Baixatudo: Faça o download do Google Earth 5.0     

A navegação segue o padrão Google Earth. O usuário pode aproximar o zoom, rotacionar a visão, marcar pontos de interesse e navegar pelo conteúdo gerado pelos parceiros do Google. Segundo a empresa, são mais de 80 entidades e órgãos de pesquisa que contribuem com vídeos, fotos e artigos sobre diversos assuntos. 

A Fundação Jacques Cousteau, por exemplo, publica materiais sobre expedições históricas. Sites como o "Wannasurf" destacam pontos interessantes para os surfistas.

Também é possível observar o movimento de espécies monitoradas, como tubarões, e fazer uma "viagem" pelas rotas dos animais.  

Em uma demonstração nesta segunda (2) em São Paulo, o diretor de comunicação do Google Brasil, Félix Ximenes, apresentou os novos recursos. Um dos próximos passos, segundo ele, é buscar parcerias no Brasil, para enriquecer o banco de dados da região. Assim como no Google Earth, o usuário é livre para contribuir com informações.

"Os oceanos costumam ser deixados de lado em discussões sobre as mudanças climáticas, apesar de serem muito importantes nesse assunto. O lançamento do Google Earth 5.0 nos dá a oportunidade de mudar a perspectiva das pessoas a respeito dos mares", disse Eric Schmidt, diretor-executivo do Google, em comunicado.

http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page