terça-feira, 18 de novembro de 2008

Mickey Mouse completa 80 anos com carisma intacto


Mickey Mouse pode não envelhecer, mas sua carteira de identidade garante que hoje ele comemora 80 anos. Uma vida toda dedicada a arrancar sorrisos das crianças, ainda que para isso o vaidoso camundongo tenha tido que retocar as orelhas, o nariz e os olhos.

O pequeno roedor que adora as bermudas vermelhas, os sapatos amarelos e as luvas brancas, sempre com um sorriso no rosto, é o personagem mais famoso de Walt Disney, e fez sua primeira aparição em Nova York, onde foi exibido o curta-metragem "Steamboat Willie", em 18 de novembro de 1928.

Mickey trabalhava a bordo de um barco a vapor e é condenado a descascar batatas por gostar de música. Essa foi a primeira história a ser distribuída, mas não a primeira a ser criada. "Plane crazy" e "Gallopin gaucho", ambas mudas, são as originais.

Na época, os olhos de Mickey eram pontos negros; suas orelhas eram largas em vez de redondas; seu nariz mais pontudo e sua pele mais branca, em vez do rosado que começou a ser usado a partir de 1935. Mickey já havia pronunciado suas primeiras palavras: "Hot dogs!", em "The karnival kid" (1929).

O rato mais famoso do mundo, que foi dublado originalmente pelo próprio Disney, é hoje um ícone da cultura norte-americana, depois de aparecer em dezenas de filmes ("Fantasia", 1940, é possivelmente a mais lembrada), curta-metragens e episódios de TV.

Em muitos destes trabalhos, ele aparece ao lado de sua namorada Minnie e de seus amigos, como Pateta, pato Donald, ou seu mascote, Pluto.

Mas sua criação foi fruto do acaso, já que o primeiro personagem de Disney foi o coelho Oswald, que para solucionar problemas legais acabou se transformando em um rato.

Com o esboço de Oswald, o célebre artista, junto do animador Ub Iwerks, desenvolveu a idéia para dar forma ao roedor. Batizado inicialmente como Mortimer, foi idéia da esposa de Walt Disney, Lilly, mudar o nome para Mickey. Em 1932, Academia de Hollywood premiou Disney com um Oscar pela criação deste personagem.

Mickey é o primeiro desenho animado que tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em comemoração ao seu aniversário de 50 anos de criação em 1978, mas nunca fez muito sucesso mo cinema.

Na TV, permanece com êxito, por meio da série "The Mickey Mouse Clubhouse", realizada com animação digital e apresentada pelo Disney Channel.

Agência EFE
O Globo

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page