quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Roma Antiga ganha versão 3D no Google Earth



http://earth.google.com.br/intl/pt-BR/rome/


A partir desta quarta-feira, dia 12, os usuários da ferramenta Google Earth poderão conhecer a Roma Antiga sem debruçar em livros de história. Baseada na arquitetura virtual da cidade antiga criada em universidades italianas e norte-americanas, o serviço tridimensional permite passear pelas ruas de Roma em 320 d.c.

A turnê pela capital do Império Romano possibilita a visualização de 6.700 edifícios, sendo que em 11 deles é possível fazer um passeio pelo interior, como o Tabularium e o Templo de Vesta. Além disso, existem na ferramenta 250 textos explicando a época.

"Todos os dias turistas vêm a Roma querendo saber como foi a cidade e precisam usar a imaginação e fantasia. Agora todos saberão qual era a capital do Império", afirmou o prefeito de Roma, Gianni Alemanno.

O chefe de tecnologia do Google, Michael T. Jones, que esteve na cidade para fazer o lançamento, afirmou que esta será a última de uma série de aplicativos educacionais do Google que não visa o lucro.

"É uma experiência de uma Roma viva, vibrante, imperial. Não é arqueológica. É como se você vivesse em Roma", disse Jones.

Reconstrução

O Google trabalhou com as Nações Unidas para fazer imagens com proximidade de campos de refugiados em Darfur com o intuito de aumentar a consciência em relação às atrocidades.

Também é possível fazer uma visita virtual ao campo de concentração de Auschwitz e reviver os horrores de holocausto.

"Nós não pretendemos ganhar dinheiro com tudo o que fazemos", disse Jones, contrastando essa posição com a das companhias aéreas que "ganham dinheiro com a passagem, a bebida, os biscoitos, mas em melhores épocas, ganhavam com os tickets e todo o resto era parte do serviço."

"No nosso caso, nós vendemos publicidade em associação com os serviços do Google, mas todo o resto que fazemos em ampla medida é para o bem da humanidade", disse ele.

G1 e Folha Online

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page