terça-feira, 26 de agosto de 2008

Crie panoramas 3D com suas fotos


Já imaginou recriar em três dimensões o ambiente de uma catedral ou daquela linda cachoeira que você visitou durante as férias e mostrar para todos os seus amigos online? É isso que promete o novo serviço lançado nesta quarta-feira pela Microsoft, o Photosynth. A ferramenta gratuita permite criar imagens tridimensionais que podem ser postadas na internet.

O programa pode ser baixado gratuitamente no endereço http://photosynth.com/ (que passou boa parte deste quinta-feira fora do ar). Para usá-lo é preciso tirar fotos de vários ângulos de um determinado local ou objeto - são necessárias de 20 a 300 fotos.

Após selecionar as imagens no computador e nomear a criação, clica-se em Synth e o software automaticamente fará o upload das imagens. Em seguida, é possível ver as fotos detalhadas em três dimensões. O Photosynth permite olhar para cima ou para baixo, virar para esquerda ou direita, além de aproximar a imagem e observar detalhes mínimos, ou recuar e ver a foto do mesmo ponto onde foi tirada.

Para criar o modelo 3D, o Photosynth analisa cada foto para encontrar similaridades com outras e usa esses dados para estimar onde a imagem foi tirada. O programa então recria o ambiente e usa como uma tela de pintura sobre a qual são visualizadas as fotos.

O "Synth" (nome que a Microsoft dá aos modelos 3D criados no programa) final pode ser acessado de qualquer computador com Windows XP ou Vista e IE7 ou Firefox 3 instalado. Se o usuário quiser comentar os Synths de outras pessoas ou criar o seu próprio, precisará de uma ID do Windows Live. Uma vez criados, os Synths podem ser utilizados em páginas da web, postados em blogs e redes de relacionamento como Windows Live Spaces.

A comunidade brasileira já conta com os Synths da Catedral da Sé e do Monumento às bandeiras, ambos em São Paulo. Em parceria com a Microsoft Brasil, o fotógrafo da Megaphoto, Rodrigo Acedo, registrou os pontos turísticos e montou as imagens tridimensionais.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page