quinta-feira, 31 de julho de 2008

'Computador' mais antigo do mundo previa ciclos de quatro anos dos Jogos Olímpicos


Em 1900, um grupo de pescadores de esponjas descobriu os restos de um barco naufragado que tinha mais de dos mil anos de idade, na costa de Anticítera (em grego Antikythira), uma pequena ilha ao sul da Grécia, situada entre as ilhas de Citera e Creta. O barco estava repleto de tesouros, entre eles um dos objetos mais enigmáticos do mundo antigo: um sistema de rodas e engrenagens do que parecia ser um 'computador'. As rodas calcificadas, de cerca de 30 centímetros, fazem parte de um mecanismo que, um século depois de descoberto, continua a surpreender os cientistas.

Até hoje, os especialistas que analisavam a peça sabiam que o mecanismo era capaz de indicar hora e posição do Sol e da Lua, e que as suas engrenagens determinavam, com precisão, quando ocorreriam os eclipses. Agora, o grupo descobriu que a roda indicava também os ciclos de tempo dos antigos Jogos Olímpicos, uma grande surpresa, segundo artigo publicado na edição desta quarta-feira da revista científica "Nature".

- O mecanismo tinha também função cultural. Era um calendário que os gregos preparavam para os jogos que se realizavam a cada dois ou quatro anos - disse o co-autor do estudo, Alexander Jones, do Instituto do Mundo Antigo de Nova York. - Eram acontecimentos que não tinham nenhum interesse científico, apenas social.

Segundo Jones, a peça descoberta é uma círculo pequeno dividido en quatro seções com dois diâmetros que se cruzam. Usando uma técnica especial de fotografia e iluminação, que inclui técnicas de visualização em raios X em três dimensões, os cientistas conseguiram decifrar o nome dos meses associados ao mecanismo, muito complexo e composto por pelo menos 30 engrenagens de precisão. O mau estado em que pescadores de esponjas encontraram, no início do século XX, o mecanismo de Anticítera dificultou durante muito tempo o estudo e a compreensão de suas funções.

- Já sabíamos que esse antigo mecanismo grego, que data de 2.100 anos de idade, calculava ciclos complexos de astronomia matemática. Nós nos surpreendemos ao constatar que também podia colocar em evidência um ciclo quatrienal dos antigos Jogos Olímpicos - acrescentou Tony Freeth, outro autor do estudo.

De acordo com Freeth, que é matemático, a primeira pista foi a descoberta da palavra "Nemea" na base da roda. Os jogos nemeos são derivados dos jogos fúnebres e fazem parte dos ciclos dos Jogos Olímpicos.

- Essa tecnologia é extraordinária. Cada vez que a exploramos um pouco mais, encontramos algo mais sofisticado - concluiu Freeth.


Previsão de eclipses com grande exatidão

Os astrónomos da Grécia do século II antes de Cristo previam os eclipses com grande exactidão graças a seus conhecimentos do mecanismo de cálculo astronómico. Os eclipses - que se repetem segundo o chamado ciclo de Saros, que dura cerca de 19 anos - eram anotados na grande roda dentilhada que indicava a seu usuário se eram solares ou lunares e a que hora iam acontecer, segundo os cientistas.

Eles descobriram como, segundo esses cálculos, os eclipses se atrasam cerca de oito horas, ou seja, 120 graus de longitude, em cada ciclo.

- O mecanismo compreendia também uma pequena roda dentilhada que indicava ao usuário como realizar esse ajuste temporal - explicou John Steele.

Ainda segundo os cientistas, a máquina foi construída entre os anos 150 e 100 antes de Cristo. O seu criador é desconhecido.

O Globo Online

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page