segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Descobrindo Lima sob a inspiração de Vargas Llosa


A capital peruana, cujo cardápio de atrativos já é conhecido por ingredientes como arquitetura, história e gastronomia, agora quer acrescentar ao seu cardápio turístico uma nova rota inspirada na geografia literária das obras de Mario Vargas Llosa em seu cardápio de opções para os visitantes. A iniciativa, a cargo da estatal Promperú (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), resultou na publicação do guia "A Lima de Mario Vargas Llosa", de autoria do escritor e viajante Rafo León.

No guia aparecem textos e fotos das ruas do bairro de Miraflores, do centro de Lima e do litoral da Costa Verde, o bairro da Victoria e o boêmio Barranco.Há também imagens da antiga Casa da Universidade de São Marcos e do edificio do Colégio Miliitar - onde o escritor estudou e a já deteriorada fachada do já destruído bar La Catedral, que deu nome a história preferida do escritor.

O guia de Léon percorre cenários do conto "Domingo" (Día domingo), incluído no livro "Os chefes" (Los Jefes), de 1959; de "Los cachorros", de 1967; e das novelas "A cidade e os cães" (La ciudad y los perros), de 1963 e "Conversa na Catedral" (Conversación el La Catedral), de 1969.
Logo na capa, o guia destaca uma foto em preto e branco de um jovem Vargas Llosa sentado na mesa de uma cantina com duas pequenas garrafas e um copo de cerveja.
- Uma das coias mais interessantes deste guia é que as historias transitam entre a Lima tradicional e a Lima transformada pelas grandes ondas migratórias dos anos 50 e 60, comentou Léon.

A diretora de Promoção de Turismo de Promperu, Mara Saminario, disse que a idéia é localizar "essa geografia de ficção ou literária que aparece em alguns livros de Vargas Llosa e que tem como uma de suas maiores virtudes a maravilhosa descrição dos lugares".

- Com o guia, a idéia é tornar esta geografia literária em uma geografia real: Vargas Llosa é um dos intelectuais mais reconhecidos no mundo inteiro e merece que os peruanos mostrem os lugares que o inspiraram e que serviram como marco para suas obras - destacou Mara.

A diferença dos guias elaborados por outros países, disse o autor, é que a Promperú apostou em publicar o livro e aguardar pela capacitação posterior dos guias turísticos e dos funcionários que trabalham em empresas de turismo receptivo.

No momento, o guia pode ser encontrado em operadores de turismo e nos estabelecimentos da Promperu.

David Blanco Bonilla, Agência EFE

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page